Guarapuava se mobiliza para fortalecer o combate ao câncer: Nova Rede de Atenção Oncológica em fase inicial
Visando consolidar o projeto, a Secretaria Municipal de Saúde realiza em dezembro o seminário “Organizando a Rede de Atenção Oncológica”
A Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava (SMS) dá passos significativos na criação da Rede de Atenção Oncológica (RAO) no município. Com o objetivo claro de reduzir a mortalidade e morbidade causadas pelo câncer, a iniciativa visa organizar o atendimento, desde a detecção precoce até os cuidados paliativos.
Chayane Andrade Ceroni, secretária de Saúde do município, destacou a iminente realização do I Seminário da RAO, com o tema “Organizando a Rede de Atenção Oncológica” que será realizada no dia 7 de dezembro, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, como marco no processo de consolidação dessa rede.
“O I Seminário da RAO será um espaço multidisciplinar para discutir o impacto, desafios e perspectivas da organização da rede oncológica em Guarapuava, contando com a participação de palestrantes reconhecidos na área”, disse a secretária.
A fase inicial do projeto inclui a articulação dos pontos de atenção e a criação de protocolos clínicos para diagnóstico precoce, alta suspeição e rastreamento, especialmente focados nas neoplasias mais incidentes, como câncer de mama, colo do útero, próstata, colorretal, pulmão e câncer de pele. Essa abordagem visa agilizar o acesso ao tratamento adequado e melhorar as chances de cura dos pacientes.
Denise Lopes Dambroski, enfermeira do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, reforça a importância da articulação para maior eficiência nos atendimentos.
“A articulação entre os pontos da rede de saúde é crucial para que o paciente receba o diagnóstico em até 30 dias após a suspeita de câncer e inicie o tratamento em até 60 dias após a confirmação do diagnóstico”, contou.
Apesar de ainda estar na fase inicial, a RAO passa por um processo de capacitação e encontros, preparando os servidores e unidades básicas de saúde para a implementação efetiva da rede, cujo lançamento está programado para fevereiro do próximo ano. A mobilização da comunidade e a colaboração entre os profissionais de saúde são peças-chave para o sucesso dessa iniciativa, que tende a melhorar significativamente o cenário oncológico em Guarapuava.
I Seminário da Rede de Atenção Oncológica
Com o tema “Organizando a Rede de Atenção Oncológica”, o seminário terá como palco o Centro de Eventos Cidade dos Lagos. A programação inclui a participação de palestrantes reconhecidos na área de Oncologia e reunirá profissionais, gestores e pesquisadores para discutir a importância da rede.
Público alvo: Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde; profissionais dos hospitais e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Guarapuava; Acadêmicos da área da saúde; gestores e profissionais das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios que integram a 5ª Região e profissionais da 5ª regional de saúde;
As inscrições gerais ficaram abertas até o dia 5 de novembro. Em breve, a Secretaria de Saúde abrirá links de inscrição para o direcionamento de vaga. Na última semana, serão disponibilizadas as vagas excedentes.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
UTILIDADE PÚBLICANesta quinta (16) vai faltar água em Guarapuava; veja onde
A previsão é a de que a normalização no fornecimento de água ocorra gradativamente a partir das 17h
15/01/2025 17h00 -
BORA NADAR?Tia Miriam Natação já está de volta! Bora nadar na melhor escola de natação da região
Que tal praticar natação, o esporte mais completo?
15/01/2025 16h32 -
LIBERADONovos prefeitos podem obter Certidão Liberatória do Tribunal de Contas mesmo com pendências
Essa medida está disponível somente para novos prefeitos, ou seja, exceto para casos de reeleição
15/01/2025 16h06 -
SEM COBRANÇAGoverno estuda medidas criminais contra fake news sobre fiscalização de transações por Pix
O Governo envolveu a AGU para tomar previdências judiciais contra propagadores de informações falsas sobre o tema
15/01/2025 15h21 -
EM ALTARegião de Guarapuava registra 4.180 admissões em novembro, segundo Caged
Guarapuava foi a cidade que mais contratou com 2.447 admissões no período
15/01/2025 14h50 -
ALERTA Prefeitura de Guarapuava reforça a importância da limpeza de terrenos para evitar multas e combater a dengue
Multas podem chegar a R$ 800 para donos de terrenos sem manutenção adequada
15/01/2025 14h10