CCJ da Alep reconhece estado de calamidade pública em Pitanga, Prudentópolis e mais 13 municípios paranaenses
Medida é necessária em razão das fortes chuvas que atingiram as cidades no início de outubro deste ano
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, em sessão extraordinária realizada nessa segunda-feira (20 de novembro), um projeto de decreto legislativo que reconhece a ocorrência de estado de calamidade pública no Paraná em 15 municípios do Estado. De acordo com o governo estadual, a medida é necessária em razão das fortes chuvas que atingiram as cidades no início de outubro deste ano.
A proposta reconhece o estado de calamidade pública em Clevelândia, General Carneiro, Mallet, Palmeira, Paulo Frontin, Pitanga, Porto Amazonas, Prudentopolis, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, Roncador, São João do Triunfo, São Mateus do Sul e União da Vitória pelo prazo de 180 dias. De autoria da Comissão Executiva da Assembleia, o projeto de decreto legislativo 6/2023 reconhece, para os fins do disposto no artigo 65 da Lei complementar federal nº 101/2000, a ocorrência de estado de calamidade pública solicitada pelo governador do Estado em mensagem encaminhada à Assembleia.
Segundo o Executivo, a providência é necessária devido aos danos humanos, materiais e ambientais, além dos prejuízos econômicos públicos e privados em razão dos desastres ocasionado pelas chuvas intensas, enchentes e inundações recentes. “Cabe ao Poder Público agir de maneira a garantir que os impactos já esperados atinjam minimamente a população, fornecendo estímulos fiscais e financeiros que sejam capazes de, ao menos, atenuar a perda de produto, renda e emprego no curto prazo, facilitando o processo de retomada local”, diz a justificativa da mensagem.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
UTILIDADE PÚBLICANesta quinta (16) vai faltar água em Guarapuava; veja onde
A previsão é a de que a normalização no fornecimento de água ocorra gradativamente a partir das 17h
15/01/2025 17h00 -
BORA NADAR?Tia Miriam Natação já está de volta! Bora nadar na melhor escola de natação da região
Que tal praticar natação, o esporte mais completo?
15/01/2025 16h32 -
LIBERADONovos prefeitos podem obter Certidão Liberatória do Tribunal de Contas mesmo com pendências
Essa medida está disponível somente para novos prefeitos, ou seja, exceto para casos de reeleição
15/01/2025 16h06 -
SEM COBRANÇAGoverno estuda medidas criminais contra fake news sobre fiscalização de transações por Pix
O Governo envolveu a AGU para tomar previdências judiciais contra propagadores de informações falsas sobre o tema
15/01/2025 15h21 -
EM ALTARegião de Guarapuava registra 4.180 admissões em novembro, segundo Caged
Guarapuava foi a cidade que mais contratou com 2.447 admissões no período
15/01/2025 14h50 -
ALERTA Prefeitura de Guarapuava reforça a importância da limpeza de terrenos para evitar multas e combater a dengue
Multas podem chegar a R$ 800 para donos de terrenos sem manutenção adequada
15/01/2025 14h10