Projeto Mães em Rede oferece informações e orientações de qualidade para 230 gestantes em Guarapuava
Gestantes que residem em Guarapuava e queiram participar do projeto, podem entrar em contato
A Secretaria de Saúde de Guarapuava (SMS), por meio do Call Center, iniciou, no mês de agosto, o Projeto Mães em Rede. A partir de canais on-line como WhatsApp, YouTube e Instagram, o projeto traz informações sobre temas relacionados ao período vivenciado como aleitamento materno, cuidados durante a gestação, após o parto e com o bebê.
“Em nosso grupo do WhatsApp já trabalhamos com orientações relacionadas aos temas como, aleitamento materno, pega adequada, produção de leite: fisiologia mamária, fases do leite materno, tamanho do estômago do bebê, informações sobre o banco de leite, teste da língua do bebê, vacinação da gestante e do bebê, importância do pré-natal, das consultas com a equipe multiprofissional, inclusive do profissional de odontologia. Além disso, temos alguns momentos que são voltados para a fisioterapia e psicologia, com os profissionais do CallCenter” explicou a enfermeira coordenadora do Call Center do município, Laís Bastos Depaoli Ribeiro.
A gestante Thainara Laís Ramos Pedroso Caldas, conta como conheceu o projeto e relata sua experiência até o momento.
“Eu conheci o projeto por uma amiga que também é gestante. Comecei a participar bem no início, por volta de 6 ou 7 semanas de gestação. Atualmente estou com 26 semanas de uma gestação gemelar, ou seja, grávida de gêmeos, por isso, surgiram muitas dúvidas. Ali mesmo no grupo, eu já consegui sanar muitas delas (dúvidas), mesmo assim, as integrantes do projeto marcaram uma teleconsulta pelo Call Center. A enfermeira que me atendeu foi muito atenciosa e me deixou bem à vontade”, contou.
“Além de todo o atendimento aliado ao pré-natal que é realizado por meio desta iniciativa, o grupo ainda permite que as participantes possam trocar experiências sobre diferentes estágios da gestação, além de receber auxílio psicológico. Está sendo uma experiência muito positiva”, acrescentou.
“A maternidade é um período muito sensível na vida de uma mulher, principalmente para as mamães de primeira viagem assim como eu. Eu já participava do projeto enquanto gestante e quando a bebê nasceu, tive dificuldade na amamentação e foi pelas orientações e auxílio do projeto que consegui compreender sobre a amamentação correta, pega do bebê entre outras dicas relacionadas à maternidade. Eu sou muito grata a toda a equipe do ‘Mães em Rede’ e espero que ele (o projeto), possa auxiliar ainda muitas mães que precisam de ajuda”, sublinhou Jaqueline Loboda, mãe da Maitê, de 26 dias que também participa do projeto.
Pelo canal @MAESEMREDECALLCENTER dentro da plataforma YouTube, já foram promovidos três encontros, dois no mês de agosto, e um em setembro, onde foram abordados temas como manejo da amamentação e papel da ecografia no pré-natal. Atualmente, cerca de 230 gestantes participam do grupo de WhatsApp do projeto.
O próximo encontro on-line pelo YouTube, será no dia 19 de setembro, a partir das 15h (Horário de Brasília). Neste dia, terá a participação da médica Júlia Fialkoski, que falará dos cuidados com o recém-nascido (RN) e abordará assuntos como cólica, refluxo, manobras de desengasgo, alguns cuidados com medicações, até mesmo quando levar ao um serviço de urgência. Estão programados entre oito e nove encontros. O último deve ser presencial.
Gestantes que residem em Guarapuava e queiram participar do projeto, podem entrar em contato pelo WhatsApp (42) 99145-0841.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
TRADIÇÃOFesta da padroeira da diocese inicia no dia 23 de janeiro com o Círio de Belém em Guarapuava
De acordo com o padre Jean para a procissão haverá venda de velas com um aparador personalizado
19/01/2025 17h00 -
LUTOMorre Léo Batista, 'a voz marcante' da Globo, aos 92 anos
O jornalista foi em 6 de janeiro ao hospital em decorrência de "um quadro de desidratação e dor abdominal"
19/01/2025 16h07 -
PREVENÇÃOExercícios físicos ajudam a prevenir, tratar e se recuperar de câncer
Recomendação é do Instituto Nacional de Câncer
19/01/2025 15h23 -
DESTAQUETrabalho realizado na Unicentro atua no combate à hanseníase por meio da realização de exames diagnósticos
Desde 2022, a Farmesc realiza exames de baciloscopia direta para identificar o bacilo de Hansen
19/01/2025 14h50 -
FIM DA FILAParaná e Ministério Público fazem acordo para zerar fila de espera por respiradores
Acordo dispensou a possibilidade de ações judiciais contra o Governo do Paraná
19/01/2025 13h40 -
EMBRIAGADOEmbriagado, motorista de Guarapuava bate em carreta e em poste, tenta seguir viagem e caminhão trava na rodovia em Ponta Grossa
Ele foi preso pela PRF por dirigir embriagado
19/01/2025 12h50