Após vistoria nesta sexta (26), Governo do Estado anuncia que Hospital Regional de Guarapuava receberá obras para alcançar pleno funcionamento
Pelo menos 46 inconformidades foram encontradas na obra
Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Diretoria de Edificações da Secretaria das Cidades (Secid) realizaram nesta sexta feira (26 de maio) uma vistoria na obra do Hospital Regional de Guarapuava Deputado Bernardo Ribas Carli. A visita teve por objetivo analisar e identificar inconformidades na execução da obra por parte da empresa contratada que inviabilizam a utilização integral do hospital, que hoje atende somente com parte da estrutura.
Essa análise só foi possível agora, após o vencimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e a emissão de uma liminar na última semana favorável ao Estado exigindo que a empresa entregasse as áreas que ainda não haviam sido liberadas.
“O hospital precisa estar em pleno funcionamento, por isso entramos com essa medida e agora estamos avaliando o que já foi executado e o que ainda precisa ser feito para que os serviços do hospital sejam ampliados”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
As equipes responsáveis das secretarias identificaram, até o momento, pelo menos 46 inconformidades que envolvem desde a área de esterilização de materiais (essencial para o funcionamento do centro cirúrgico) até ambientes de lavanderia - que hoje precisam ser terceirizados.
“Essa obra é muito importante não só para Guarapuava, mas para todos os municípios da Macrorregião Leste, e agora com o acesso a esses espaços que estavam de posse da empresa contratada, poderemos viabilizar os ajustes necessários”, disse o diretor-geral da Sesa, César Neves, que liderou a vistoria.
PRÓXIMOS PASSOS
As equipes da Sesa e Secid deverão finalizar um levantamento nos próximos dias com as inconformidades e necessidades de reparos. Após isso, a Funeas irá contratar de forma emergencial os serviços para finalização da obra, para que com todos os ambientes prontos, seja possível finalizar a parte de mobília e instalação de equipamentos.
Além disso, a Funeas possui dois editais abertos para contratação de profissionais para a área assistencial e empresas médicas para prestação de serviços. Ao todo, mais de 50 novos profissionais deverão ser contratados para o hospital, viabilizando nos próximos meses a implantação de pequenas cirurgias e posteriormente, a abertura de atendimento cirúrgico, ortopédico e de trauma, podendo chegar a 150 leitos.
HISTÓRICO
A obra iniciada em 2015 possui 16 mil metros quadrados e foi aberta parcialmente de maneira emergencial para atendimento a Covid-19 em 2020, registrando mais de 3,6 mil atendimentos até junho de 2022, quando passou a ter gestão da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas).
Quando assumiu o hospital, a Funeas disponibilizou 20 leitos de enfermaria para atendimento de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) e conta atualmente com 50 leitos, sendo 40 enfermarias e 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), somando mais de dois mil atendimentos até agora.
PRESENÇAS
Participaram da visita o presidente da Funeas, Marcello Machado; o diretor de Obras da Sesa, Adilson Silva Lino; o diretor de Unidades Próprias da Sesa, Guilherme Graziani; a diretora da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, Rosângela Padilha Pereira Viante; a diretora de Edificações da Secid, Tatiana Nasser; a diretora do hospital, Zilma Correa Daun Camargo.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
ELEIÇÕES 2024Justiça Eleitoral concede direito de resposta a Celso Góes por ataques de Denilson Baitala
Góes terá um minuto do programa de Baitala
03/10/2024 17h00 -
NO CAMPOPlantio de soja avança no Paraná e já cobre 1,3 milhão de hectares, 22% da área prevista
Analistas do Deral apontam que 78% da lavoura está em germinação e 22% em desenvolvimento vegetativo
03/10/2024 16h10 -
DESTAQUEDeputado Fabio Oliveira destaca atuação da Comissão de Ciência e Tecnologia em prol da conectividade no campo
"Onde há conectividade, há redução no custo de produção e um salto significativo na produtividade”, afirmou Fabio Oliveira
03/10/2024 15h20 -
EM ALTARegião de Guarapuava registra 4.023 contratações em agosto, segundo Caged
Em todo o Brasil foram registradas 76.633 admissões na modalidade de trabalho temporário
03/10/2024 14h50 -
OLHO NA DATAEducação divulgará resultado provisório do PSS 2024 no dia 4 de novembro
O resultado final, que sai após o prazo de questionamento, será publicado em 9 de dezembro de 2024
03/10/2024 14h20 -
DE OLHOPRF passa a usar drones para multar motoristas em rodovias federais
Tecnologia começou a ser utilizada em Minas Gerais e Santa Catarina e deverá ser expandida para outros estados
03/10/2024 13h48