Com o objetivo de expandir e qualificar o acesso integral e humanizado aos usuários do SUS em condições de urgência e emergência cardiovascular nos serviços de saúde de Guarapuava, inicia nesta segunda feira (20 de março), exclusivamente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Batel, a utilização do novo equipamento tecnológico para a realização de eletrocardiograma. 

“Já não é mais novidade que somos referência em se tratando de tecnologia e inovação. Ficamos muito empolgados e contentes com isso, ainda mais para área da saúde que é de extrema importância para a nossa população. Guarapuava só tem a ganhar com o auxílio de mais esse equipamento de ponta”, comemorou o prefeito Celso Góes. 

“A implementação deste equipamento será de grande valia tanto para os pacientes atendidos na UPA do Batel, quanto para os profissionais que prestarão o atendimento, pois ambos conseguirão realizar e receber um serviço cardiológico rápido e de excelência”, explicou a enfermeira Taís Carli. 

“O equipamento será utilizado todos os dias nesta unidade e estará disponível durante 24h. O paciente que chegar apresentando algum sintoma que possa indicar que ele tenha algum problema cardiovascular, passará pela avaliação do equipamento”, complementou Taís. 

PROJETO

O projeto Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares, é realizado em unidades de Pronto Atendimento 24h e instituições hospitalares.

A partir dos exames de eletrocardiograma qualificado, o médico fica sabendo se o paciente sofreu um infarto ou não. Ele também identifica a gravidade do problema de saúde da pessoa. A partir dos resultados precisos, com a emissão de laudos, decisões podem ser tomadas quanto aos procedimentos que devem ser adotados. 

SELEÇÃO

Guarapuava foi selecionada para receber o projeto juntamente com outras 149 Unidades de Pronto Atendimento do Brasil. Estas foram determinadas pelo Ministério da Saúde, e já apresentaram resultados positivos na redução do tempo de espera para exames e agilidade no fluxo de atendimento.

O projeto contará com suporte à decisão clínica de um médico cardiologista qualificado do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. A instituição foi considerada uma das melhores do mundo em 2023.  Problemas como infarto e arritmias são prontamente diagnosticados. Os resultados são repassados imediatamente à Unidade de Pronto Atendimento do Batel.

Ao todo, 60 profissionais da equipe de enfermagem do UPA Batel passaram por treinamento para a utilização do equipamento.

Deixe seu comentário:

Veja Mais