Mulheres atendidas no CRAS Jardim das Américas participam de roda de conversa

Objetivo da ação foi oportunizar a valorização das mulheres em uma roda de conversas direta com a comunidade

17/03/2023 08H16

Na tarde dessa quinta feira (16 de março), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), por meio da equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do bairro Jardim das Américas, realizou uma roda de conversa com as mulheres que participam dos projetos da SEMADS. Mais de cinquenta mulheres estiveram presentes na reunião que contou ainda com uma apresentação das crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

“Essa roda de conversa é extremamente importante para inspirarmos cada vez mais mulheres a serem independentes. Também é muito bom ter esse contato porque elas sabem melhor que ninguém o que precisam. Então, aqui é uma oportunidade a mais delas repassarem para nós o que devemos fazer por elas e de conhecerem todos os serviços que nós ofertamos. É um momento gostoso, um café tranquilo para elas se sentirem acolhidas”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Elenita Lodi.

O “Café com Elas” teve como tema “Mulheres que inspiram” e contou com a participação da vereadora e procuradora da mulher da Câmara de Vereadores de Guarapuava, Bruna Spitzner, e das moradoras do bairro que participam ativamente de ações em prol das mulheres, Thaynara Dremer e Bruna Leandra Ribeiro Moreira. 

“Para mim enquanto vereadora e procuradora, ter esse contato mais próximo com a comunidade é muito importante e gratificante. Nós trocamos experiências, conhecemos elas mais a fundo, conhecemos a realidade delas e assim a gente consegue saber o que fazer e como ajudar essas mulheres para que elas tenham acesso ao que o município oferece para elas, que é muita coisa. Para que elas conheçam os nossos aparatos e o que a gente oferta, porque quanto mais incentivamos essas mulheres, mais elas têm a capacidade de chegar onde elas quiserem”, destacou a vereadora Bruna Spitzner.

Thaynara Dremer é cabeleireira em Guarapuava e falou sobre as escolhas de vida que a levaram a ter sua independência financeira. Ela contou que com a ajuda do CRAS pôde ter acesso gratuito a cursos que a ajudaram a melhorar o seu próprio negócio. Em sua fala, inspirou as mulheres presentes a fazer o mesmo.

“É muito bom e importante vir falar com essas mulheres. Eu acho que é super importante porque a gente pode contar e mais mulheres fazerem igual. Trabalharem também e aprender a ter a independência financeira delas”, ressaltou Thaynara.

Além das falas das convidadas, a equipe do CRAS repassou para as mulheres presentes todos os serviços prestados por eles, apresentando cada um dos seus representantes.

“Foi uma roda de conversa para oportunizar a valorização das mulheres. Um evento que elas pudessem falar delas para elas. Trouxemos  também a questão do acesso aos direitos sociais das mulheres, porque o público que nós atendemos é um público majoritariamente feminino, então o objetivo dessa atividade de hoje foi apresentar o direito das mulheres em forma de troca, de conversa e foi um diálogo bem gostoso e bem tranquilo”, salientou a assistente social e coordenadora do CRAS Jardim da Américas, Elis Volochati.

Para a moradora Sheila Aparecida de Oliveira, não só a roda de conversa, mas todo o serviço ofertado pelo CRAS é essencial para auxiliar na vida das mulheres do bairro.

“É bem importante assim para comunidade. A minha mãe participa bastante, então, eu sei que agrega muito para ela, ajuda bastante na saúde, porque ela tem alguns problemas de ansiedade e o CRAS ajuda com atendimento da psicóloga. Meus filhos participam dos cursos que tem e eu prefiro que eles estejam aqui do que estar na rua fazendo outras coisas. Eles vem aqui, participam, aprendem a escrever melhor, ler melhor, fazem atividades diferentes e gostam bastante também. Sempre que eu posso eu estou aqui participando também”, comentou a moradora.

Deixe seu comentário:

Veja Mais