Município paranaense é processado por fazer desfile cívico usando crianças negras para representar escravos
Ministério Público aponta que houve a adoção de critérios racistas na escolha dos alunos
O município de Piraí do Sul, localizado na região dos Campos Gerais do Paraná, está sendo alvo de uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público do Paraná em razão de discriminação racial. O objeto do processo foi um desfile cívico com alunos de escolas da rede municipal, realizado em 18 de setembro do ano passado, que incluiu uma ala com crianças representando escravos.
Na ação, o MPPR aponta que houve a adoção de critérios racistas na escolha dos alunos que representaram os escravos – a maioria deles pretos e pardos –, que teriam sido selecionados pela cor. Outros personagens históricos, como integrantes da corte portuguesa e alunos que carregavam placas anunciando as alas, foram representados, em sua maioria, por alunos brancos.
A Promotoria sustenta na ação que a “conduta dos organizadores da apresentação […], de distinguir alunos ainda crianças em razão da raça violou, a um só tempo, dois sistemas de normas, todos eles considerados fundamentais no arcabouço principiológico consagrado na Constituição Federal: as normas que protegem a dignidade da pessoa humana e as normas que protegem a população negra contra o racismo”. Portanto, argumenta a Promotoria de Justiça, apesar de os organizadores do evento “alegarem publicamente que a forma como os alunos foram distribuídos nas alas do desfile cívico não configurou qualquer tipo de discriminação, é evidente a prática de racismo na forma velada.”
AÇÕES EDUCATIVAS
O Ministério Público requer liminarmente que o Município apresente um projeto de promoção da igualdade racial no âmbito das escolas, “incluindo ações para toda a comunidade escolar (alunos, famílias, professores e servidores) voltadas à difusão da cultura, história e filosofia negras, bem como ao combate ao racismo, e dê início à sua execução ainda no mês de março do corrente ano (ou seja, no início do ano letivo)”. No mérito do processo, pede que seja reconhecida pela Justiça a ocorrência de dano moral coletivo, com a condenação do Município de Piraí do Sul a repará-lo por meio de multa em prol do Fundo Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Ainda, a Promotoria demanda que a municipalidade seja obrigada a elaborar e executar um projeto de promoção da igualdade racial que inclua ações destinadas à população (palestras e oficinas voltadas à difusão da cultura, história e filosofia negras, bem como ao combate ao racismo) e também aos servidores municipais, “visando a estabelecer standards de comportamento antidiscriminatórios por meio do oferecimento de treinamento, difusão de informações e adoção de práticas que promovam a igualdade racial”.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
SEGURANÇA Prefeito Baitala anuncia início do projeto para criação da Guarda Municipal em Guarapuava
Reunião aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (25) e contou com a presença dos secretários de Finanças, Planejamento, Administração e Trânsito
25/04/2025 21h00 -
OLHO NA DATAProva do PSS para estagiários será realizada neste domingo (27) em Guarapuava
Com mais de mil inscritos, prova do processo seletivo será aplicada online
25/04/2025 17h00 -
ON LINEAprenda como comprar seguidores engajados em 2025
A popularização dessa estratégia fez com que surgissem muitos sites duvidosos, tornando difícil separar o que é bom do que só traz prejuízos
25/04/2025 16h30 -
OLHA O FRIO CHEGANDOMassa de ar polar derruba temperaturas no Paraná a partir do final de semana; Guarapuava deve ter 10ºC de mínima
Em Palmas e General Carneiro, no Sul do Estado, as temperaturas mínimas podem ficar entre e 7ºC e 6ºC, segundo o Simepar
25/04/2025 16h08 -
OLHO NO FUTUROVereador Nego Silvio leva experiência do Legislativo para estudantes de Guarapuava
“É importante despertar nos jovens o interesse pela política, pois são o nosso futuro”, afirma
25/04/2025 15h23 -
OPORTUNIDADESCom 500 vagas, Secretaria da Educação publica edital do novo PSS da rede estadual de ensino
PSS é destinado à contratação temporária de professores, pedagogos e tradutores/intérpretes para a rede estadual de ensino
25/04/2025 14h50