Eleições: confira prazos previstos pelo TSE até o primeiro turno
Amanhã (29) é o último dia para comícios e debates na rádio e na TV
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O momento de os brasileiros exercerem um dos mais importantes atos de cidadania se aproxima. É por meio do voto, neste domingo (02 de outubro), que os cidadãos elegerão parlamentares e mandatários que vão implementar políticas públicas com reflexo para o futuro do país.
Nesta reta final, é importante ficar atento a alguns dos prazos previstos no calendário eleitoral aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Desde ontem (27), nenhum eleitor pode ser preso ou detido “salvo flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto”, conforme previsto pelo Código Eleitoral.
Amanhã (29), três dias antes do primeiro turno, será o último dia para a realização de comícios, debate no rádio e na televisão e da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. O TSE informa, no entanto, no caso dos comícios de encerramento de campanha agendados para quinta-feira, o evento poderá ser prorrogado por mais duas horas, até as 2h da madrugada de sexta-feira (30).
Nesta quinta-feira também termina o prazo para os tribunais regionais eleitorais divulgarem, na internet, os pontos de transmissão de dados que funcionarão em locais distintos do local de funcionamento da junta eleitoral.
Salvo-conduto
Também é a partir de amanhã que começa o prazo para o juízo eleitoral ou o presidente da mesa receptora expedir salvo-conduto em favor de eleitora ou eleitor que venha a sofrer violência moral ou física em sua liberdade de votar.
A sexta feira é o último dia para divulgação paga, na imprensa escrita, de anúncios de propaganda eleitoral. Será também o último dia para a publicação do edital de convocação de representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de fiscais e delegadas dos partidos políticos, das federações de partidos e das coligações, para acompanhar a emissão da Zerésima, o comprovante de que não há nenhum voto na urna, do Sistema de Gerenciamento da Totalização.
Fim da propaganda
No sábado (01º), véspera da eleição, chega ao fim o período de propaganda eleitoral do primeiro turno. A medida vale tanto para o uso de alto-falantes e carros de som como para distribuição de panfleto, caminhada, carreata ou passeata. No mesmo dia, serão definidas as seções eleitorais que serão submetidas a auditorias da votação eletrônica.
Chega, então, o dia 2 de outubro: o domingo no qual os brasileiros manifestarão sua preferência sobre quem presidirá o país pelos próximos quatro anos, bem como aqueles que governarão estados e legislarão no Senado e nas câmaras estaduais, distrital e federal.
O início da votação será às 8h e o término às 17h, no horário de Brasília. Diferentemente do que ocorreu em eleições passadas, neste pleito o horário de votação será uniformizado em todo o país, ou seja: as regiões em que há fuso horário vão seguir o horário de Brasília.
Com um sistema eleitoral eletrônico confiável e seguro, o Brasil dará início à apuração assim que as eleições terminarem, e a expectativa é de conhecer o resultado em poucas horas. A depender dos números apurados, um eventual segundo turno para presidente ou governadores será no domingo, dia 30 de outubro.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
INVASÃOHackers invadem site do PT e trocam informações por foto de Kid Bengala
Página usada para divulgar ações do PT foi invadida na madrugada deste domingo (29)
29/01/2023 19h31 -
MAIS HORÁRIOSMais três linhas de ônibus urbano de Guarapuava terão ampliação de trajeto a partir desta segunda (30)
Ampliação visa atender aos moradores dos bairros Loteamento Santa Regina e Bairru das Cerejeiras
29/01/2023 17h00 -
MAIS MÉDICOSJustiça autoriza recontratação de cubanos do Mais Médicos
Decisão foi assinada pelo desembargador Carlos Augusto Pires Brandão
29/01/2023 16h07 -
DE VOLTA!Rede Municipal de Ensino volta às atividades nesta quarta (1º) em Guarapuava
Aulas retornam dia 6 de fevereiro
29/01/2023 14h50 -
PREVENÇÃORelatos de cegueira levam Anvisa a proibir venda de pomadas de cabelo
Saiba como evitar as complicações causadas por esses produtos
29/01/2023 14h19 -
LUTORapaz que morreu em acidente com moto será sepultado nesta segunda (30) em Guarapuava
Corpo está sendo velado na Capela Municipal Santa Cruz
29/01/2023 13h37