Fiocruz reafirma importância de atividades presenciais nas escolas
Órgão diz que não houve aumento significativo de casos após retorno
(Foto: Reuters/Pilar Olivares/Direitos Reservados)
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou na sexta feira (24 de junho) nota técnica reafirmando a importância da manutenção de aulas presenciais, resguardado o afastamento de casos positivos e de sintomáticos respiratórios.
O Grupo de Trabalho enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação (doses de reforço) aos trabalhadores da educação.
Ainda de acordo com o documento, “situações identificadas como agravos associados à covid-19 devem ser referenciadas para as equipes de atenção primária à saúde, vinculadas a unidades básicas de saúde. Os pesquisadores ressaltam que as escolas são equipamentos seguros e essenciais, por serem promotoras e protetoras da saúde.”
De acordo com os pesquisadores, “decorrido todo este tempo de convivência com períodos de maior ou menor transmissão do Sars-CoV-2, pode-se afirmar que as atividades presenciais nas escolas não têm sido associadas a eventos de maior transmissão do vírus”.
Segundo o GT, “a detecção de casos nas escolas não significa necessariamente que a transmissão ocorreu nas escolas. Em sua maioria os casos são adquiridos nos territórios e levados para o ambiente escolar. Nesse sentido, a experiência atual, comprovada por estudos científicos de relevância, revela disseminação limitada da covid-19 nas escolas”.
O documento informa que em 21 de junho o Brasil apresentava 77,8% com ciclo completo de vacinação da população total e 85,5% para a população elegível acima de 5 anos. No entanto, somente 46% com ciclo completo (todas as doses de reforço) da população total e 55% da população vacinável com reforço acima de 12 anos.
Na faixa etária entre 5 e 11 anos, há 13.056.571 (63,69%) de crianças com a primeira dose e somente 7.967.345 (38,86%) com a segunda dose, números aquém do necessário para uma imunização coletiva completa.
Segundo os pesquisadores, essas informações revelam um maior risco para internação, gravidade e morte relacionadas aos não vacinados completamente.
A nota diz que, pelas características da doença, padrão de disseminação nas diferentes faixas etárias e efeitos da vacinação, é possível afirmar que a transmissão de trabalhadores para trabalhadores é mais frequente do que a transmissão de alunos para trabalhadores, trabalhadores para alunos ou alunos para alunos.
Portanto, aconselham os pesquisadores, medidas de proteção devem ser adotadas em todos os ambientes escolares, com priorização das estratégias direcionadas à redução da transmissão entre trabalhadores (por exemplo: espaços de convívio e ênfase no rastreio de casos e contatos).
O documento lembra que o controle da pandemia resultou, em 2022, na retomada plena das atividades presenciais nas escolas, constatando as consequências e prejuízos pedagógicos e psicossociais da pandemia Covid-19. Assim, é imperativo buscar reconstruir as rotinas escolares e seus projetos pedagógicos. A nota afirma que, no atual momento epidemiológico, não são recomendadas novas interrupções das atividades escolares.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
OLHO NO HORÁRIONeste domingo (10) tem Concurso Público na UTFPR em Guarapuava; haverá transporte de candidatos com horários especiais
A previsão é que o resultado final seja homologado até 15 de fevereiro de 2024 e
09/12/2023 17h00 -
FLAGRANTE PRF de Laranjeiras do Sul apreende carga de cigarros contrabandeados neste sábado (09)
Cigarro estava em meio a carga de milho
09/12/2023 15h36 -
ORGULHO DESTA TERRA!Guarapuava 204 anos! 09/12/2023 14h50
-
ESPETÁCULOCoral dos Anjos 2023, a maior apresentação a céu aberto do País, ocorre neste sábado (9) em Guarapuava
Nesta noite, além do tradicional coral, a programação de fim de ano também conta com uma surpresa especial
09/12/2023 14h45 -
OPORTUNIDADESUEM anuncia PSS para contratação de 16 professores temporários de Medicina
O período de inscrições começa na próxima quarta (13) e vai até o dia 8 de janeiro de 2024
09/12/2023 13h35 -
FLAGRANTEPRF apreende neste sábado (09) cerca de 1,7 tonelada de camarão contrabandeado sem a devida refrigeração e higienização, em Guarapuava
Veículos empreenderam fuga pela rodovia e um homem de 23 anos foi preso
09/12/2023 13h00