Assistente virtual Sara disponibiliza canal de atendimento dedicado a crianças, em Guarapuava

A partir desta segunda (16) crianças com síndromes gripais leves e moderadas, serão atendidas de forma virtual, por médicos

13/05/2022 16H50

Lançada em 19 de janeiro deste ano, a assistente virtual SARA, foi responsável por desafogar em grande escala o atendimento na Rede de Saúde de Guarapuava, sobretudo, para os pacientes com COVID-19, ou com suspeita da doença.

De forma rápida e à distância, o robusto sistema de triagem, com a intervenção de profissionais da saúde, tem a capacidade de identificar, monitorar os problemas e fazer o atendimento por teleconsulta, e, conforme a gravidade, encaminhar o paciente para um atendimento presencial.

Quatro meses depois de implantado, e devido ao sucesso da plataforma de atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu criar um canal da Assistente de Saúde SARA, dedicado às crianças.

A partir desta segunda feira (16 de maio) crianças com síndromes gripais leves e moderadas, serão atendidas de forma virtual, por médicos, que fazem parte da parceria entre o  Instituto Laura Fressatto, proprietário da plataforma que faz a gestão dos médicos que compõem a rede de atendimento e a Secretaria de Saúde.

A assessora da Secretaria de Saúde de Guarapuava, Moema Rodrigues França, contou que o canal de atendimento na plataforma SARA dedicado às crianças, proporcionará maior agilidade e conforto não só para os pacientes, mas também para os familiares, que, por vezes, precisam ficar por várias horas aguardando atendimento, uma vez que os sintomas dos filhos não se enquadram como prioritários, de urgência. “Todo paciente, criança ou adulto, que precise de atendimento urgente, terá atendimento mais rápido pela plataforma. Por isso, em muitos momentos, os pais levam seus filhos com alguns sintomas gripais leves para uma Unidade de Saúde e precisam ficar por horas e horas esperando por atendimento. Mas com a assistência virtual, isso não ocorre, porque ele pode fazê-lo a partir de sua casa”, explicou Moema, que emendou: “Hoje, crianças com casos leves de sintomas gripais, por exemplo, ficam na urgência aguardando atendimento, pois não se trata de um caso emergencial. Mas com isso, além da criança, os pais também sofrem muito por causa da longa espera. O que queremos, é que as crianças que tenham as síndromes gripais leves, sejam atendidas em casa e se recuperem o mais rápido possível”.

COMO ACESSAR O SARA

Para acessar a assistente virtual SARA é simples. O site da prefeitura de Guarapuava conta com um chat na página inicial. Basta clicar no ícone no canto inferior direito que um canal de comunicação será aberto e qualquer pessoa pode interagir e ser atendida.

Para quem prefere usar o telefone celular, basta baixar o aplicativo gratuitamente. O botão “fale com a SARA”, está disponível nos smartphones com sistemas Android e IOS. A versão do aplicativo é a 3.2.1. Por isso, pode ser necessário atualizar o Fala Saúde na loja de aplicativos.

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais