Farmácia Escola da Unicentro oferece acompanhamento farmacoterapêutico à comunidade

O  serviço é gratuito e aberto a toda a comunidade

22/10/2021 08H59

O acompanhamento farmacoterapêutico integra um conjunto de práticas que busca os melhores resultados da medicação a partir da assistência sobre uso correto dos remédios. E foi pensando em oferecer orientações corretas e de forma segura à comunidade que a Farmácia Escola da Unicentro lançou o projeto de acompanhamento farmacoterapêutico. Segundo uma das coordenadoras da iniciativa, a professora Juliana Bonini, o programa busca diminuir os principais problemas que comprometem o sucesso do tratamento farmacológico, como a falta de adesão ao tratamento correto e administração de doses por conta própria. 

“O serviço busca oferecer segurança acerca do uso de medicamentos e bem-estar, principalmente para paciente polimedicados, isto é, que fazem uso concomitante de, pelo menos, cinco medicamentos. Através do acompanhamento, conseguimos diminuir os problemas que possam surgir com o uso incorreto dos medicamentos e também aumentar a adesão ao tratamento, melhorando a saúde e a qualidade de vida dos pacientes”, complementa a professora Juliana. 

O programa de acompanhamento farmacotécnico é uma parceria entre a Unicentro e a Prefeitura Municipal de Guarapuava com atendimentos que ocorrem de forma remota, através do aplicativo Fala Saúde, ou presencialmente, na Farmácia Escola. Além da procura voluntária, segundo a professora Juliana, o programa também busca expandir os atendimentos para pacientes polimedicados já cadastrados no sistema FastMedic, da prefeitura. “Também entramos em contato com  os pacientes de maior risco de saúde para agendar os atendimentos, como é o caso daqueles pacientes que são polimedicados, isto é, aqueles que tomam acima de cinco medicamentos, cinco medicações diferentes ao mesmo tempo”. 

Leonardo Rozisca, aluno do primeiro ano de Farmácia, enfatiza o caráter pedagógico e integrador do programa. “Busca os melhores resultados da farmacoterapia a partir de uma assistência próxima, a partir do uso correto dos medicamentos, monitoramento frequente do tratamento e  foco nas necessidades clínicas individuais do paciente. Os objetivos incluem promover ações coletivas de educação e saúde, e realizar atividades temáticas de caráter integrador e interdisciplinar”, explica.

O  serviço de acompanhamento farmacoterapêutico é gratuito e aberto a toda a comunidade. Para participar, basta o paciente agendar o atendimento através do telefone (42) 3629-8149.

Deixe seu comentário:

Veja Mais