Os desafios da retomada da economia, do desenvolvimento social e do crescimento pós-pandemia

* Por Janaína Naumann

09/10/2021 15H14

Já temos luzes, muitas luzes no fim do túnel. O avanço da vacinação contra a Covid-19 está trazendo grandes expectativas para a população.

Com o fim da pandemia, ou ao menos com a sua gravidade amenizada, o Paraná enfrentará desafios para a retomada do crescimento no pós-pandemia, atualmente com tamanha imprevisibilidade gerada pela Covid-19, projetar cenários futuros e garantir a resiliência dos processos de retomada e de desenvolvimento econômico e social, tornou-se um exercício de extrema dedicação, demandando trabalho de unificação, unindo os poderes públicos, cooperativas, associações, sindicatos, empresas e a própria população em torno de um projeto de desenvolvimento regional.

Este ano, assumi mais um grande desafio pessoal e profissional. Integrando a Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, estamos apresentando às lideranças um amplo projeto de desenvolvimento, denominado de Programa Paraná Produtivo. Recebi com muito orgulho a missão de coordenador as regiões 5, 6 e 7 do Paraná Produtivo. A região 6 engloba Guarapuava e os municípios da região. No total, são 68 municípios que estou percorrendo, com a missão de contribuir na elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento.

É um dos programas mais completos de levantamentos da realidade sócio-econômica de todos os municípios do Estado, que tem como objetivo a implementação de um Plano Regional de Desenvolvimento.

Gerar empregos, atrair indústrias, efetivar internet no interior dos municípios, investir em educação, gerar qualidade de vida. Estes são alguns dos objetivos que o Paraná Produtivo está levando às lideranças regionais.

O caminho para retomada da economia e do desenvolvimento social do Paraná é enorme. Se governo, empresas e sociedade atuarem em conjunto, cada um dentro de suas especificidades, identificando os principais gargalos e buscando formas de solucioná-los, é possível impulsionar a retomada da economia no Estado o mais breve possível.

Planejar e executar!

O planejamento está sendo concluído e 2022 será o ano da retomada!

OPINIÃO

Deixe seu comentário:

Veja Mais