Alfabetização: a fase mais linda na vida de alguém!

* Por Emanuele Marcondes

09/09/2021 13H34

Dia 8/09 comemoramos o dia mundial da alfabetização, a fase mais linda na vida de um ser humano. Não só a mais linda mas também a mais importante. Isso mesmo, a alfabetização é a fase mais importante na vida de um indivíduo, mais importante até mesmo que o ensino superior. Isso porquê a alfabetização não se trata apenas de ler e escrever como é visto pelo senso comum, mas sim um processo que contempla diversas habilidades necessárias para nossa sobrevivência e funcionalidade efetiva. Precisamos falar mais sobre a alfabetização em sua real função, que é  de desenvolvimento em todos os sentidos, para além de decodificar e codificar que já são fatores que exigem várias etapas a serem trabalhadas. É nesse processo de alfabetização que a criança será estimulada em sua coordenação motora, que é tão importante em todos nossos movimentos diários, coordenação motora oral, facilitando sua fala, desenvolvimento cognitivo, lateralidade que usamos a todo momento, aprendizado de números, cores, elementos da natureza, comportamento e muito mais, sério é bem mais mesmo! Esse processo é o mais lindo na vida do ser humano, pois é o que somos estimulados na alfabetização que carregamos para o resto da vida. E isso reflete muito, você por exemplo, já ouviu alguém que falar que não tem coordenação para tal atividade? E pessoas que não conseguem se localizar em grandes estacionamentos? Ou ate mesmo pessoas que cometem erros básicos lá do famoso " BE A BA", pois é, você deve ter me achado exagerada quando disse que a alfabetização é mais importante que o ensino superior, não é mesmo? Mas veja só, é na alfabetização que somos preparados para a vida, e muito mais que ler e escrever, que é o que utilizamos a todo momento, nos permitindo ser pessoas autônomas dessa linguagem, mas em todos os âmbitos possíveis para ser uma pessoa habilitada.

Insisto bastante em recomendar a começar o processo de alfabetização na idade correta, e estimular as crianças em todos os lugares, alfabetização se faz em casa, na rua, no parque, brincando. Se você tem uma criança, busque saber mais para que seu filho tenha habilidades que o torne independente e mais sucedido em sua vivência.

O convite do dia é: estimulem seus filhos e respeitem seu tempo, a alfabetização é um processo e tem suas etapas, que devem ser respeitadas.

Alfabetização é a fase mais linda da vida de alguém, e a mais importante

Emanuele Marcondes

Me chamo Emanuele Marcondes e tenho 26 anos, sou apaixonada pela vida e pela oportunidade de sermos alguém melhor. Sempre fui uma grande leitora, gostava de ler revistas, livros e etc. O amor pela leitura me tornou uma pessoa sensível com as palavra

Deixe seu comentário:

Veja Mais