Serviços de trânsito em rodovias estaduais estão disponíveis online
Iniciativa que facilita a vida do cidadão é uma parceria entre Celepar e o DER.
A partir de agora, diversos serviços relacionados à questão de infração de trânsito nas rodovias estaduais do Paraná estão disponíveis de forma online, graças a uma parceria entre a Celepar e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
Indicar a pessoa que dirigia no momento da infração; apresentar defesa prévia, recurso ou solicitar advertência por escrito para auto de infração de trânsito do DER; consultar cópias de documentos relacionados a multa de trânsito do DER estão entre os serviços que podem ser feitos de forma online. Eles estão disponibilizados na plataforma Paraná Inteligência Artificial (PIÁ) e também no novo site do DER, ambos desenvolvidos pela Celepar.
Os serviços da Central de Atendimento de Infrações de Trânsito (CAIT) do DER/PR passaram a utilizar também o Sistema de Gestão Digital de Processos de infração de trânsito (Geproc) da Celepar, ferramenta já empregada pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e órgãos municipais de trânsito.
COMO FUNCIONA
Basta acessar o PIÁ pelo site www.pia.pr.gov.br e buscar os serviços com a palavra DER.
PIÁ - É o primeiro programa de inteligência artificial do Brasil focado na prestação de serviços à população. A plataforma e o aplicativo reúnem mais de 500 serviços do governo estadual em um só lugar e funcionam como canais de diálogo com o cidadão para atender suas demandas e reclamações.
Uma vez cadastrado, a plataforma vai avisar sobre o vencimento das faturas de água e luz, dos pontos na carteira de motorista. Também possibilita cadastrar o animal de estimação, agendar atendimento em órgãos públicos, ver e resgatar os créditos do Nota Paraná, consultar o boletim escolar dos filhos matriculados nas escolas estaduais, entre outros serviços.
(Com AEN)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
EM QUADRA Guarapuava recebe Copa Paraná de Vôlei Feminino neste final de semana
Competição inicia nesta sexta-feira (21)
21/03/2025 17h00 -
ORGULHO Escola bilíngue de Guarapuava comemora seu primeiro ano com evento especial
A celebração contou com homenagens e apresentações
21/03/2025 16h10 -
EM OBRASDuplicação da PRC-466 em Guarapuava avança com nova ponte e pista de concreto
Obra na PRC-466 está em andamento entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, em uma extensão de 11,52 quilômetros
21/03/2025 15h24 -
21 DE MARÇOEscola municipal Dom Bosco de Guarapuava Celebra o Dia da Síndrome de Down com ênfase na Inclusão e Amor
Garantir que cada aluno tenha as mesmas oportunidades de aprendizado e crescimento é uma prioridade da gestão do prefeito Baitala
21/03/2025 14h50 -
MUDANÇARatinho Junior anuncia Leonaldo Paranhos, Rafael Greca e Ulisses Maia como secretários
Os nomes serão oficializados no Diário Oficial nos próximos dias
21/03/2025 14h10 -
FALTOU ÁGUASanepar suspende cobrança de fatura por um mês em Ponta Grossa
As medidas foram autorizadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e definidas em reunião da Diretoria da Sanepar com parlamentares da base
21/03/2025 13h23