Artes Marciais: Frente Parlamentar debaterá desafios do setor
A comissão mista deverá reunir mais de 200 deputados e senadores

Foi instituída remotamente na última quinta feira (26 de junho) na Câmara Federal, a Frente Parlamentar Mista de Apoio às Artes Marciais.
O deputado federal Aroldo Martins (Republicanos-PR) foi o indicado para presidir os trabalhos da nova Frente com o principal desafio de debater o ensino, práticas, lutas e principalmente, formas para popularizar e apoiar a prática, tornando-as mais acessíveis e difundidas no Brasil.
A comissão mista deverá reunir mais de 200 deputados e senadores para trabalhar as questões e desafios das artes marciais,sem exceção.
Aroldo Martins definiu o aperfeiçoamento educacional dos jovens, principalmente nas periferias das cidades, através das artes marciais, como um poderoso aliado para a boa firmação do caráter e cultura de bons hábitos.
“Estamos falando das artes marciais como filosofia e cultura. Introduzindo-as nos costumes. Entre os grandes méritos das artes marciais estão o fato de focarem nos pontos do código de honra, na disciplina, na hierarquia, no respeito ao ser humano, no autoconhecimento e no ensino para evitar confrontos e ainda, incentivar o autocontrole e cuidados pessoais para uma boa saúde. Não são atividades caras, que exigem equipamentos sociais sofisticados. Assim como o futebol caiu no gosto do brasileiro, a arte marcial, com apoio de políticas públicas, também pode ser popularizada e se tornar acessível para todos, com a vantagem de também ser agende de inclusão social, principalmente para os jovens em situação de risco e vulnerabilidade”, destacou Aroldo Martins.
O deputado Aroldo Martins que é Grão Mestre faixa preta 7º Dan de Taewokondo, assume a presidência da diretoria executiva da Frente Parlamentar em Apoio às Artes Marciais e como vice-presidentes, deputado General Peternelli (PSL-SP), deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) e deputado Loester Trutis (PSL-MS), na secretaria geral deputado Roberto de Lucena (PODE-SP), todos com nomes também ligados às artes marciais.
(Texto Márcia Caetano)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
CLIMACom fim do fenômeno La Niña, fevereiro terá tempo abafado e chuvas de verão no Paraná
A previsão indica que a chuva e as temperaturas devem ficar dentro da média histórica em fevereiro deste ano no Paraná
30/01/2026 17h00 -
CULTURA Prefeitura de Guarapuava recebe Kit Fanfarra e amplia ações culturais no Jardim das Américas
Iniciativa amplia acesso à música e fortalece a formação cultural no município
30/01/2026 16h10 -
EM OBRAS Prefeitura de Guarapuava realiza melhorias em mais de 90 km de estradas rurais
Intervenções contemplam alargamento, cascalhamento, drenagem das vias e priorizam o transporte escolar e o escoamento da produção agrícola
30/01/2026 15h23 -
SEGURANÇA NAS ESTRADASPRF realiza comando conjunto em Guarapuava durante o Dia Nacional de Conscientização Álcool Zero no Trânsito
Fiscalização integrada reforçou o combate à alcoolemia e a prevenção de acidentes nas rodovias federais
30/01/2026 14h50 -
PREVENÇÃO Ações do Janeiro Branco reforçam cuidado com a saúde mental dos servidores em Guarapuava
Atividades promovidas pela Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho incentivaram o bem-estar emocional no serviço público
30/01/2026 14h10 -
VERÃO MAIORVerão Maior Paraná: público madruga e garante lugar para show de Ana Castela no Litoral
A movimentação começou logo após o fim do show de Fernandinho, na noite dessa quinta-feira (29), e não parou mais
30/01/2026 13h23



