“Com Janaina Naumann, o Republicanos está escrevendo uma nova história na política de Guarapuava”, afirma Luiz Claudio Paiola

Biomédica é pré-candidata a prefeita

03/06/2020 10H51

As articulações políticas nos bastidores de Guarapuava começam a tomar corpo a partir desta semana, com as desincompatibilizações dos possíveis candidatos a prefeito no município. Os partidos estão se articulando, em busca de composições para as eleições, que devem ser realizadas em 04 de outubro ou 06 de dezembro.

Um dos primeiros partidos a iniciar os trabalhos de preparação da sua base para as eleições foi o Republicanos-10, que também foi o primeiro a apresentar sua pré-candidata a prefeita, a biomédica Janaina Naumann, que se licenciou nessa terça feira (02 de junho) do cargo de Presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região (CRBM6).

TRAJETÓRIA

A atuação do partido Republicanos-10 (antigo PRB) ainda pode ser considerada jovem em Guarapuava, porém vem mantendo um crescimento grande e constante ao longo das últimas três eleições, se tornando um dos principais partidos do município. “Fundamos o partido em 2007, reunindo um pequeno grupo e realizando um trabalho de base. O Republicanos cresceu muito nessas três últimas eleições municipais em Guarapuava”, enfatiza o presidente do partido, Luiz Claudio Paiola, o “Ligeirinho”.

Nas eleições de 2008, o partido não elegeu nenhum vereador em Guarapuava, mas conquistou 2.800 votos. Já nas eleições de 2012, ocorreu a eleição do primeiro vereador pela sigla, que também totalizou cerca de 6.000 votos. Porém, foi nas eleições de 2016 que o partido se consolidou entre as grandes siglas de Guarapuava, conquistando 10.500 votos e elegendo três vereadores. “Temos um trabalho muito forte de base. Os vereadores Luiz Juraski e Pedro Moraes continuam conosco para estas eleições. Estamos trabalhando com uma chapa forte de pré-candidatos, e mais uma vez estamos entre os principais partidos de Guarapuava”, destaca Ligeirinho.

PRÉ-CANDIDATA DEFINIDA

Porém, o grande reforço para as eleições deste ano, segundo Ligeirinho, é a apresentação de uma pré-candidata a prefeita: a biomédica Janaina Naumann. “O Republicanos-10 está escrevendo uma nova história política em Guarapuava. Após 200 anos, é a primeira vez que uma mulher poderá disputar as eleições de prefeito. É um desafio grande, mas que pode encerrar um ciclo de décadas com o rodízio das mesmas pessoas ou famílias no poder em Guarapuava. A proposta do Republicanos é efetivamente apresentar o novo, mas não apenas de pessoa, de projeto de governo”, afirma o presidente do partido. “Além disso, a Janaina tem um currículo profissional fantástico, é uma pessoa que se mostra atenciosa com as pessoas e com as necessidades da comunidade. Ela está preparada para administrar Guarapuava com muita competência”, enfatiza.

Na avaliação de Ligeirinho, a pandemia de coronavírus está ensinando às pessoas uma nova maneira de contato pessoal, o que interfere diretamente no modo de fazer política. “As pessoas estão se comunicando de uma maneira diferente. Ainda não sabemos como será daqui pra frente, mas essa mudança também afeta a maneira de se fazer política. O momento é de muito cuidado”, diz.

BASE

Para as eleições deste ano, o Republicanos-10 está trabalhando com uma base de pré-candidatos a vereador. “São 36 homens e 12 mulheres, que estão se qualificando e se preparando para representar muito bem a população na Câmara de Vereadores. O Republicanos-10 veio para administrar com o povo e para o povo, pois representamos toda a população guarapuavana”, concluiu Ligeirinho.

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais