3 dicas para hidratar o cabelo ressecado

Dê adeus aos cabelos ressecados com essas dicas de cuidados

24/11/2022 08H23

Como diz o ditado: o cabelo é a moldura do rosto. E o cabelo ressecado pode afetar diretamente a autoestima de qualquer mulher, além de causar muita tensão com o risco constante da quebra devido ao ressecamento. Mas a boa notícia é que é completamente possível hidratar e nutrir um cabelo ressecado, devolvendo a maciez e o brilho para os fios.

A importância da hidratação

A hidratação ajuda a reter a água dentro dos fios, evitando que as cutículas fiquem abertas, que é a razão do aspecto ressecado do cabelo. É indicada para todos os tipos de cabelo, mas principalmente para aqueles que passaram por processos químicos como alisamentos, descolorações ou colorações e, também, para os que são submetidos constantemente a fontes de calor e poluição.

Mas, então, o que fazer para garantir a hidratação dos fios e devolver o brilho para o cabelo?

1 - Investir em boas máscaras, leave-in com proteção térmica e séruns

Um bom kit de shampoo e condicionador é o básico para o cuidado com os cabelos. Depois disso, é necessário investir em outros produtos fundamentais como máscaras, séruns e leave-ins.

A máscara de hidratação ajuda a repor a água e os nutrientes necessários para os fios. Existem muitas opções no mercado e é importante ler o rótulo para verificar para qual tipo de cabelo ela é recomendada e, claro, verificar o modo de uso para não errar no tempo. A ordem correta para o uso dos produtos no banho é: shampoo, máscara e, por último, o condicionador. É recomendado utilizar a máscara pelo menos uma vez por semana.

Após lavar o cabelo, é fundamental aplicar um bom leave-in com proteção térmica, pois ele age como uma barreira que evita os danos causados pelo excesso de calor. Para finalizar, os séruns capilares também são excelentes para tirar o aspecto ressecado do cabelo, pois ele é um concentrado de óleos e vitaminas que selam as cutículas, ajudando e manter a hidratação e evitando pontas duplas.

2 - Lavar o cabelo sempre em água morna ou fria e evitar excesso de calor

Um conceito básico do ressecamento é evitar o excesso de calor, começando pela temperatura da água em que o cabelo será lavado, que deve ser de morna a fria. Essa temperatura mais fria ajuda a reter a oleosidade natural dos fios e a selar as cutículas, o que deixa o cabelo muito mais macio e brilhoso.

Da mesma forma, o excesso de fontes de calor como secador e prancha também pode ser muito prejudicial aos fios e devem ser evitadas ao máximo. O ideal é sempre finalizar o cabelo com um bom leave-in ou creme de pentear e deixar secar naturalmente.

3 - Massagear o couro cabeludo com óleos naturais

Os óleos são fundamentais para a nutrição dos fios, por isso, fazer uma massagem no couro cabeludo e na extensão dos fios é importantíssimo para melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo e nutrir os fios. Óleos como óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de argan ou óleo de jojoba fortalecem a raiz e promovem o crescimento do cabelo.

Seguindo essas 3 dicas, dentro de poucas semanas será possível ter um cabelo mais hidratado, macio e brilhoso!

Deixe seu comentário:

Veja Mais