AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
QUALIDADE

200 anos de Guarapuava: inauguração do CMEI Izabel de Oliveira Pacheco marca olhar para Educação

O ambiente colorido de aprendizado abre portas para aproximadamente 130 crianças, que irão desfrutar de mais de 1.500m²

sábado, 14 de dezembro de 2019 - 15:04:00

Nomes expressivos da comunidade fazem parte da história de Guarapuava e são relembrados neste bicentenário. Nessa quinta feira (12 de dezembro), os moradores do Colibri participaram da inauguração de um novo CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), que carrega o nome da guarapuavana Izabel de Oliveira Pacheco, homenageada por sua solidariedade e comprometimento com a educação. "Nossos 200 anos estão sendo celebrados com história, com figuras protagonistas na fundação do que temos hoje. Guarapuava é uma cidade que se moderniza e se preocupa com as gerações que estão surgindo. A construção desta creche era algo necessário e muito esperado pela comunidade,  por isso, temos que celebrar a construção de uma unidade como essa, que é uma das mais bonitas e que leva consigo o nome de uma guerreira", exaltou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

Com ampla estrutura, o novo CMEI foi construído a partir de uma parceria com o governo federal e, agora, conta com 10 salas de aulas, berçários, lactário, refeitório, cozinha, banheiros adaptados, brinquedoteca, solário, além de dependências para equipe pedagógica. "O olhar para educação é fundamental! Parabenizo a administração pública por oferecer um espaço de qualidade para a educação das crianças", elogiou o deputado federal, Rubens Bueno, ao prestigiar a inauguração da nova unidade.

O ambiente colorido de aprendizado abre portas para aproximadamente 130 crianças, que irão desfrutar de mais de 1.500m². Segundo a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, a entrega do CMEI Colibri soma-se a outros diversos investimentos feitos este ano nas 71 unidades da rede de ensino do município. "Em 2019, este é o 11° CMEI que entregamos para a população na nossa gestão. Me realizo de entregar mais esta unidade, que vai oferecer equidade para todas as famílias. A equipe foi muito bem treinada e preparada e este novo CMEI está de portas abertas para acolher as crianças", destacou Doraci.

 Além disso, a deputada estadual, Cristina Silvestri, destacou a importância que esta conquista expressa para as mães guarapuavanas. "A realidade atual, muitas vezes, não permite que a mulher fique em casa e possa cuidar dos filhos, ela precisa ir a luta. Este espaço proporcionará qualidade na educação e desenvolvimento para os filhos destas mulheres guerreiras", destacou a deputada estadual. Para Thais Kosalka, mãe da pequena Isabelly, o espaço é a oportunidade de uma nova realidade de vida. "Isto é maravilhoso! Desde que minha filha nasceu, não pude mais trabalhar, pois precisava ficar em casa cuidando dela. Agora posso ficar tranquila em arrumar um trabalho pois ela vai ser bem cuidada", contou a moradora emocionada.

HOMENAGEM

O espaço relembra o esforço de Izabel de Oliveira Pacheco, a moradora pioneira do bairro que ajudou os necessitados e incentivava as crianças a estudar. "Conheci a emocionante história de Izabel! Fico muito agradecido que a administração teve esse olhar para o nosso bairro e destacou uma mulher da nossa comunidade", afirmou o vereador, Gilson Moreira da Silva.

A dedicação de dona Izabel era firmada na crença que um futuro melhor seria conquistado com educação para as crianças. "Estou muito orgulhoso! Para nossa família é uma honra entrar em um lugar com o nome da minha mãe, não tenho como agradecer! Tenho certeza que ela está muito feliz lá no céu", declarou emocionado, o filho de Izabel Oliveira Pacheco, Joarez Antônio Pacheco.

Na equipe pedagógica de diretora, supervisora e educadores, a dona Izabel também está presente de uma forma especial. "Eu como neta dela, vou me orgulhar em trabalhar aqui. Está tudo lindo e bem feito", afirmou emocionada, a educadora Nara Isabel Pacheco. As matrículas no CMEI Colibri serão abertas no dia 3 de fevereiro. Os pais que já tem o cadastro no Siscad CMEIs, podem retirar o encaminhamento para efetivar a matrícula pessoalmente no CMEI Colibri. Os interessados que não estão cadastrados, podem fazer o procedimento no CMEI Colibri até 20 de dezembro.

Também estavam presentes na inauguração do CMEI o vice-prefeito, secretário de Obras e Turismo, Itacir Vezzaro, chefe de gabinete, Leonardo Rauen, secretário de Saúde, Celso Goes, secretária de Administração, Denise Abreu Turco, secretário Executivo, Fernando Damiani e o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre.
 

COMENTÁRIOS