AgronegóciosCafé DiárioEducaçãoEsportesGeralPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaTrânsitoVapt-VuptVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos

Grande time começa por um grande goleiro!

por: Márcio Nei dos Santos

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Na manhã desta segunda-feira (30/01), o Clube Atlético Deportivo, representante da cidade de Guarapuava no Campeonato Paranaense de Futsal (Série Ouro) e na Liga Nacional de Futsal (LNF), revelou, de forma oficial, o elenco para a temporada 2017. Depois de um ano turbulento, com diversos problemas, principalmente de ordem financeira, o clube resolveu se reinventar, com um time bem mais enxuto do que em anos anteriores, repleto de caras novas, que aposta na juventude e, ao mesmo tempo, busca jogadores experientes para trazer estabilidade ao elenco.

E, mesmo adotando a filosofia do "bom e barato”, o clube surpreendeu, ao anunciar a contratação de um dos melhores goleiros da atualidade no futsal brasileiro: Deivd que, na temporada passada, foi o grande destaque da Copagril Futsal, de Marechal Cândido Rondon, campeã paranaense e semifinalista da LNF. O arqueiro, que também tem passagens pelo Corinthians, Sorocaba-SP e Cascavel Futsal, é constantemente lembrado nas convocações da Seleção Brasileira. Completam a posição de goleiro os jogadores Abner, ex-Jaraguá e que estava atuando no Leste da Europa, Silvio Ramon e Lucas Santos, que já estavam no CAD em 2016.

Para a posição de fixo, foram contratados Éder e Farinha, ambos vindos do Keima Futsal, de Ponta Grossa, atual vice-campeão da Série Ouro e Cesinha, que já estava no CAD em 2016. Para a ala esquerda, foram confirmados Pelé, ex-Marreco Futsal, e Ronaldy, ex-Bento Gonçalves-RS. Para a ala direita, Vinícius Gauchinho, que surgiu nas categorias de base do CAD e que estava em São José dos Pinhas e Darici, ex-São Lucas de Paranavaí. Já para a posição de pivô, foram confirmados Maicon, ex-Concórida-SC, Ronie, ex-Aberlardense-SC e Barbosa, que já estava no CAD em 2016. Também foram confirmados outros jogadores de linha vindos da base que completarão o elenco: Jean Valeta, Lucas Pires, Matheus Lustosa e Robert.

Além destes atletas, outros sete jovens foram selecionados na peneirada realizada na semana passada. Estes jogadores se apresentarão com o restante da equipe, no dia 15 de fevereiro, e serão reavaliados. A expectativa é que três destes atletas sejam aproveitados para as disputas das competições de 2017.

Comissão técnica
João Carlos Barbosa, o Banana, já tinha sido confirmado na metade de janeiro, permanecendo como técnico da equipe. A novidade é que, com a saída de Nero Andrade, o treinador acumulará a função de preparador físico, pelo menos neste início de temporada. Banana já trabalhou desta forma na Europa e o clube acredita que não haverá sobrecarga de trabalho sobre o profissional. Durante a temporada, a diretoria e o grupo gestor avaliarão se será contratado um novo preparador físico para a reta final da temporada.

O técnico se disse preparado para o desafio e que acredita muito no projeto: “Estou indo para a terceira temporada aqui. Se eu fosse um cara de desistir, com esta situação de hoje, eu não estaria aqui. Acredito muito no projeto, estarei concentrado e preparado. Podem confiar que haverá muito trabalho e dedicação da comissão técnica e jogadores, em honrar a camisa do CAD e a cidade de Guarapuava.”

Candidato a novo ídolo
O supervisor José Válter Liberato revelou que a contratação do goleiro Deivd surgiu de última hora, e que, apesar de se tratar de um jogador de nível de seleção, o clube não está fazendo um investimento além de suas capacidades: “O nome do Deivd surgiu de última hora e partiu muito mais dele e de seu agente a vontade de vir para Guarapuava. Pesou bastante a torcida, o projeto e o desafio. A torcida costuma abraçar os ídolos e viver o dia a dia dos jogadores. Mas é importante frisar que, para trazer o Deivd, o clube não fez loucuras.”

Confiante, Liberato lembrou que sempre que o CAD acertou nas contratações de goleiro fez grandes campanhas. O supervisor também traçou um  paralelo entre Deivd e um dos maiores ídolos da história do clube: “Todos os anos em que o clube investiu na posição de goleiro o projeto foi muito bem. Foi assim no passado, primeiro com Brigadeiro, e acreditamos que assim será com o Deivd. Trazer um grande goleiro era o nosso foco e acho vai agregar muito ao projeto,” previu o supervisor.

Situação financeira ainda preocupa
Apesar da euforia e da esperança com a nova equipe, o supervisor revelou que o clube ainda tem pendências com jogadores e comissão técnica de 2016. O clube espera quitar estas dívidas nas próximas semanas para começar a temporada “zerado” e, desta forma, não sofrer com problemas extra-quadra. Mas, para isso, Liberato lembrou a importância de mais empresas serem apoadoras do projeto. Até agora, a Prefeitura Municipal, Óleo Leve, Fabel, Farmácia Trajano, QSL Auto Peças e a Sicredi já estão confirmadas, mas o clube ainda procura novos parceiros.

Em outra frente, seguem as vendas dos pacotes do Sócio-Torcedor. O objetivo é alcançar 200 sócios-torcedores. Além disso, o clube deverá reformular os valores dos ingressos, para que a torcida volte a lotar o Joaquinzão. Segundo Liberato, a diminuição da média de público foi um dos fatores responsáveis pela dificuldade financeira de 2016.

COMENTÁRIOS





Clique Esporte

Márcio Nei dos Santos

Graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), atua como fotógrafo e repórter esportivo. Desde 2009, é redator do blog Clique Esporte.