AgronegóciosEducaçãoEsportesGeralPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaTrânsitoVapt-VuptVariedades
ColunistasVídeosÚltimas

Chave Ouro: última semana da fase classificatória definirá confrontos dos playoffs

por: Márcio Nei dos Santos

sábado, 29 de outubro de 2016

A primeira semana do mês de novembro também será a última semana dos jogos da segunda fase do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro. Das 10 equipes que ainda estão na disputa do principal título do estado, restarão oito que passarão à fase dos “mata-matas” até a grande decisão, que será disputada em dezembro.

Estas 10 equipes estão divididas em dois grupos (A e B) e as quatro melhores de cada chave passarão para as quartas-de-final, fazendo cruzamento olímpico (1º do grupo A contra o 4º do grupo B, 2º do A contra o 3º do B e assim por diante). Se a segunda fase terminasse exatamente com a classificação atual, os confrontos seriam os seguintes: Keima/Ponta Grossa x Cascavel Futsal, Umuarama Futsal x Copagril/Marechal Cândido Rondon, Marreco/Francisco Beltrão x Toledo Futsal e Guarapuava Futsal x Foz Cataratas. No entanto é bem provável que haja mudanças na classificação até o final da semana.

Atual campeão do estado, o Poker/Óleo Leve/Guarapuava Futsal está no grupo B e soma 12 pontos ganhos, empatado com o líder Marreco Futsal (que leva vantagem no confronto direto). A Copagril Futsal aparece na terceira posição, com um ponto a menos que os primeiros colocados. O interessante é que os dois últimos jogos do time guarapuavanos serão, justamente, contra a Copagril (na segunda-feira, dia 31 de outubro, em Marechal) e contra o Marreco (no sábado, dia 5 de novembro, no ginásio Joaquim Prestes). Desta forma, o Guarapuava Futsal só depende de suas forças para terminar a segunda fase na primeira colocação do grupo para, consequentemente, ter um adversário mais fraco (pelo menos na teoria) no começo dos playoffs.

Por outro lado, se perder estes dois jogos que lhe restam, a equipe ficará na terceira colocação e enfrentará o segundo do grupo A: Umuarama ou Keima Futsal. O problema é que, com isso, a decisão do segundo jogo do playoff pode acontecer fora de casa: isso porque o Keima tem mais pontos que os guarapuavanos na somatória da primeira e da segunda fase e o Umuarama Futsal tem condições de ultrapassar o time de Guarapuava nesta somatória de pontos (desde que os guarapuavanos percam estes dois jogos).

Para que a segunda hipótese não aconteça, é importante que o “Time de Guerreiros” vença pelo menos uma das duas partidas que restam, pois assim, na pior das hipóteses, a equipe terminaria a segunda fase na segunda colocação do grupo B e o adversário seria, obrigatoriamente, uma equipe com menor pontuação na somatória de pontos da primeira e da segunda fase (Foz Cataratas, Toledo Futsal ou Caramuru/Castro).

Já pensando nas fases mais decisivas (semifinal e final) seria muito interessante, para o Guarapuava Futsal, somar os seis pontos nestes dois jogos, pois isto garantiria a segunda melhor campanha entre todas as equipes. Além disso, até a primeira colocação geral seria possível de alcançar, no caso do Keima perder os dois jogos que lhe restam na fase classificatória (tendo em vista que nos confrontos diretos, realizados na primeira fase, os guarapuavanos levaram vantagem sobre os ponta-grossenses).

Pentacampeão pode ficar de fora
Um caso dramático nesta reta final de segunda fase, está sendo o do Cascavel Futsal: o clube que por mais vezes foi campeão da Chave Ouro corre risco de ficar de fora da fase de playoffs. O jogo decisivo será neste sábado (dia 29), quando receberá o São Lucas no oeste do estado. Com apenas cinco pontos ganhos na segunda fase, a Serpente precisa da vitória para garantir a classificação.

Se perder o time cascavelense já estará automaticamente eliminado e se houver empate, os cascavelenses terão de esperar o jogo da última rodada, entre São Lucas e Copagril (no dia 4 de novembro). O detalhe é que a partida será em Paranavaí e é bem provável que a equipe de Marechal Cândido Rondon poupe seus atletas, já que no domingo (dia 6) decide jogo das quartas-de-final da Liga Nacional de Futsal, contra o Floripa Futsal-SC.

Confira a classificação da segunda fase e a classificação geral, na somatória dos pontos conquistados desde o começo da competição:

Classificação - Segunda fase

Grupo A
1º Keima Futsal/Ponta Grossa – 15 (6 jogos)
2º Umuarama Futsal – 14 (7 jogos)
3º Foz Cataratas – 6 (7 jogos)
4º Toledo Futsal – 5 (6 jogos)
5º Caramuru/Castro – 4 (6 jogos)

Grupo B
1º Marreco Futsal/Francisco Beltrão – 12 pontos (7 jogos)
2º Guarapuava Futsal – 12  pontos (6 jogos)
3º Copagril/Marechal Cândido Rondon – 11  pontos (6 jogos)
4º Cascavel Futsal – 5  pontos (7 jogos)
5º São Lucas/Paranavaí – 4  pontos (6 jogos)

Classificação – Somatória 1º e 2ª fase

1º Keima Futsal/Ponta Grossa - 60 pontos (27 jogos)
2º Guarapuava Futsal - 54 pontos (27 jogos)
3º Umuarama Futsal - 53 pontos (28 jogos)
4º Marreco Futsal/Francisco Beltrão - 52 pontos (28 jogos)
5º Copagril/Marechal Cândido Rondon - 51 pontos (27 jogos)
6º Caramuru/Castro - 38 pontos (27 jogos)
7º Foz Cataratas - 35 pontos (28 jogos)
8º Cascavel Futsal - 34 pontos (28 jogos)
9º São Lucas/Paranavaí - 30 pontos (27 jogos)
10º Toledo Futsal - 29 pontos (27 jogos)

COMENTÁRIOS





Clique Esporte

Márcio Nei dos Santos

Graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), atua como fotógrafo e repórter esportivo. Desde 2009, é redator do blog Clique Esporte.