AgronegóciosEducaçãoEsportesGeralPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
VACINA HPV

Termina o estoque excedente de vacinas contra o HPV em Guarapuava

Os jovens precisam tomar duas doses da vacina quadrivalente, com um intervalo de seis meses para ficarem protegidos contra os quatro tipos mais comuns do vírus.

terça-feira, 29 de agosto de 2017

O estoque de doses excedentes da vacina contra HPV, liberadas pelo Ministério da Saúde para serem aplicadas em homens e mulheres de 15 a 26 anos, terminou em Guarapuava.

As vacinas foram disponibilizadas na última semana e, devido a boa procura, as doses terminaram na cidade.   "É importante lembrar que as doses acabaram para os grupos não prioritários, mas ainda contamos com estoque para o público-alvo", esclarece a diretora da Divisão Epidemiológica do município, Chayane Andrade.

O público da vacina é formado por meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e meninos, de 11 a 14 anos, pacientes com HIV positivo de 9 a 15 anos e pacientes femininas com atestado do oncologista.

Os jovens precisam tomar duas doses da vacina quadrivalente, com um intervalo de seis meses para ficarem protegidos contra os quatro tipos mais comuns do vírus. "O HPV provoca câncer do colo de útero, a quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil.

Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. A vacina é segura e uma forma de prevenção", completa Chayane.

COMENTÁRIOS