AgronegóciosCafé DiárioEducaçãoEsportesGeralPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaTrânsitoVapt-VuptVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
PLANTIO

IAP realiza distribuição de mudas nativas de forma gratuita

Para obter as mudas o produtor deve se dirigir ao Escritório Regional mais próximo do IAP

segunda-feira, 29 de maio de 2017

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), por meio do Programa de Regularização Ambiental, realiza a distribuição gratuita de mudas nativas aos produtores rurais de todo o Estado. O objetivo é a recuperação das Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal e demais ações de Restauração.

O projeto busca também fortalecer a formação dos corredores ecológicos do Estado do Paraná para a conservação da biodiversidade, incentivar o adensamento de áreas naturais e reflorestamento com espécies florestais nativas para exploração comercial e sustentável, incentivar a implantação de sistemas agrosilvopastoril (SAFs), projetos de fixação de carbono e ampliação das áreas verdes urbanas.

Para obter as mudas o produtor deve se dirigir ao Escritório Regional mais próximo do IAP. Há possibilidade de fazer o pedido das plantas, pelo site do IAP, por meio do Sistema de Gestão Ambiental (clique aqui). É necessário realizar um cadastro no sistema, portanto, tenha em mãos os seguintes documentos: cópia do RG, CPF e Matricula do Imóvel que receberá as mudas para Restauração; e coordenadas geográficas no formato UTM do local que receberá as mudas na propriedade.

Em Guarapuava e região são distribuídas mudas nativas e frutíferas. Alguns exemplos são: guabiroba, cereja, araçá, uvaia, bracatinga, juquiri, maricá, imbuia, pessegueiro bravo, angico, cobreiro e pinheiro do Paraná. As mudas são distribuídas de acordo com a época em que a planta se desenvolve.

É importante lembrar que de acordo com a Lei Estadual nº 6.174/70 – Estatuto do Servidor Público é proibida a venda das mudas e sementes e assim como a troca por vantagens de qualquer espécie, ficando o funcionário sujeito à responsabilidades e penalidades. Caso qualquer pessoa procure um produtor em nome do IAP com a intenção de comercialização, é necessário comunicar o Escritório Regional de sua cidade ou autoridade policial.

Os interessados em adquirir mudas nativas em Guarapuava, devem entrar em contato pelo telefone: (42)3622-3630 ou ir até o Escritório Regional do IAP, que fica no endereço: rua Azevedo Portugal, 244, Centro. O horário de atendimento é das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.

 

COMENTÁRIOS