AgronegóciosEducaçãoEsportesGeralPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos

Habemos shopping! E dai?

por: Dejair Dionísio

sábado, 28 de abril de 2018 - 12:50:00

E na semana em que um novo empreendimento “nasce” em Gorpa city, mobilizando uma quantidade absurda de pessoas para os hoteis, moteis, pousadas e demais, para prestigiarem o evento do “Ripinho”, aquele que cresceu, lutou e venceu, muitas coisas, ainda, precisam ser pensadas. Ahhh vá!!!! Como dizem os locais, que o emprego surge aos montes, não só com esse novo momento – o do empreendimento, mas muitos outros acontecimentos, alguns nem tão recentes, caem novamente no esquecimento.

Obviamente que estamos pensando no que o poema de Noémia de Sousa, a moçambicana que já disse, “como não existisse para além/dos cinemas e dos cafés, a ansiedade/dos teus horizontes estranhos, por desvendar…”. Emprestamos a estética de Sousa, para pensar as mesmas condições dos novos cafés e cinemas, que por aqui emergem.

No horizonte, no além, as terras bravias do indígena esquecido, possíveis de serem miradas de qualquer ponto desse planalto. Elas ainda estão por desvendar, os horizontes estranhos e desconhecidos – esquecidos, dentro dos seus “matos cacimbados.” E o empreendimento? Bem, esse é o momento, talvez até de um grito de liberdade, de uma região encharcada por carros novos, por novas casas, por um novo café, por uma Cidade, mais nova…

 

Dejair Dionísio

Doutor em Literatura/UEL, escritor, ensaísta, professor universitário (UNICENTRO), membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as

COMENTÁRIOS





O mundo que nos cerca

Dejair Dionísio

Doutor em Literatura/UEL, escritor, ensaísta, professor universitário (UNICENTRO), membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as

Mais textos de Dejair Dionísio