AgronegóciosEducaçãoEsportesGeralPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
ALERTA

Secretaria Municipal de Saúde intensifica combate à tuberculose em Guarapuava

Em média, 35 casos de tuberculose são diagnosticados por ano em Guarapuava

sábado, 24 de março de 2018

Em média, 35 casos de tuberculose são diagnosticados por ano em Guarapuava. Para informar a população sobre a doença,  nessa sexta feira (23), profissionais do AMPDS (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária), agentes comunitários, da Secretaria da Saúde, e alunos do curso técnico em enfermagem, do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, estiveram na XV de Novembro. "O principal objetivo da campanha é divulgar os sinais e sintomas, além das etapas para fazer o exame e locais de tratamento", explicou a fisioterapeuta e coordenadora do ambulatório, Elisa Midori Yamaguti Katayama.

A tuberculose é causada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões, transmitida através da tosse, fala, espirro e/ou escarro da pessoa doente. Os sintomas são tosse por mais de três semanas, perda de peso, febre geralmente à tarde, suor noturno, cansaço fácil e dor no peito. O tratamento é gratuito e dura de 6 a 9 meses, se feito corretamente.

A aposentada Inês Marcondes passava pela rua XV e aproveitou o momento para obter informações sobre a doença e pegar o seu pedido de exame. ''Eu não sabia muito sobre o exame e agora passando por aqui fiz o pedido. Essa conscientização é muito importante porque, às vezes, a gente tem esse problema e não sabe", comentou a aposentada, que mora no bairro Trianon.

O horário de atendimento do Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária de Guarapuava é das 8 às 17h. O exame pode ser feito nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).

 

COMENTÁRIOS