AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
EXEMPLO

Defensoria Pública em Guarapuava realiza ação de dia das mães em delegacia

Ação foi registrada pela fotógrafa Saeko Yanagawa

quinta-feira, 17 de maio de 2018 - 13:08:00

No sábado (12), véspera do Dia da Mães, a Defensoria Pública em Guarapuava realizou uma ação com mães presas na Delegacia da cidade.  Na ocasião, houveram visitas especial de filhos, irmãs e mães.

Atualmente cerca de 42 mulheres estão na Cadeia Pública de Guarapuava. A maioria delas é mãe. Todas são filhas. Algumas estão esperando julgamento, outras já condenadas. Porém, todas enfrentam diariamente as mesmas situações de adversidades ao estarem distanciadas da sociedade, de seus lares, longe de suas mães, de seus filhos e filhas e demais familiares. A maioria das mulheres/mães eram provedoras da família e estão presas por envolvimento com o comércio de drogas (transportavam ou comercializavam pequenas quantidades de drogas, ou ainda, faziam consumo próprio).

Seguindo o contexto, o projeto, que foi coordenado pelas assistentes sociais, Adriele Inácio e Nilva Ruffato Sell, tem como objetivo evidenciar o afeto que há – mesmo nas condições de privação de liberdade – e como o contato e apoio familiar tornam-se relevantes no processo de ressocialização. O momento também proporcionou o resgate de vínculos afetivos que serão eternizados nas fotos que, posteriormente, serão entregues às presas e seus familiares. “Resgatar o afeto da mãe e dos filhos para as mulheres, foi muito produtivo para elas enfrentarem o cotidiano tão difícil como o da prisão”, conta a assistente social da DPPR em Guarapuava, Adriele Inácio.

Participaram da ação: a Secretaria de Política Pública para Mulheres de Guarapuava, com a Professora Vanessa, do CEEBJA Nova Visão, e com a fotógrafa, Saeko Yanagawa, que voluntariamente se disponibilizou para realização da atividade, emocionando a equipe, mães e familiares que participaram.

COMENTÁRIOS