AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
#MAIO AMARELO

“Morte” alerta motoristas sobre perigo de dirigir após beber, em Guarapuava

Ação que está sendo realizada na noite desta quarta (16), faz parte da Campanha

quarta-feira, 16 de maio de 2018 - 20:57:00

Uma personagem sinistra está alertando os motoristas de Guarapuava sobre os riscos de combinar bebida alcoólica e direção. O GRmais acompanhou a equipe da Secretaria de Trânsito durante a ação, que aconteceu na noite desta quarta feira (16 de maio) na saída de alguns bares da cidade e observou a reação de pessoas ao receber um recado, e alerta, da própria Morte. Bebeu? Quer ir embora comigo?; Se não for embora de táxi, te pego lá fora; Vai dirigir depois de beber? Te encontro no primeiro semáforo. Durante a ação, também foram realizados testes de bafômetro e quando o resultado dava alterado o motorista recebia um adesivo com a seguinte mensagem “#Passageiro da Rodada”. Muitos ficaram assustados, outros acharam uma ação impactante, porém necessária.

Everton Agostinho faz parte da Secretaria de Trânsito de Guarapuava e foi convidado a fazer uma simulação para ver qual o nível de álcool no sangue após beber duas cervejas. “Tomei duas cervejas e fiz o bafômetro e já acusou 2,0 gramas de álcool por litro de sangue. Neste caso eu perderia a minha habilitação. Do jeito que tomei essas duas cervejas e fosse dirigir hoje, poderia causar um grave acidente, inclusive com vítimas fatais. Estaria colocando em risco não só a minha vida, como a de outras pessoas também”, explica Everton.  Ele observa ainda que a campanha tem que ser reforçada não só no mês de maio mas o ano todo.

É uma brincadeira, mas com uma mensagem de impacto. Ao ver o ator fantasiado, de capa, as pessoas se assustam, não com medo dele, mas conscientes de que as consequências de beber e dirigir são fatais. “Assim, começam a repensar a forma de voltar para casa e preferem pegar um táxi, Uber, carona, transporte público”. conta Adalberto Campos,  gerente de Trânsito, Trafego e Transporte da Secretaria de Trânsito de Guarapuava.

De acordo com a Divisão de Trânsito do 16º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Guarapuava, no 1º trimestre de 2018, foram registrados 177 acidentes no perímetro urbano da cidade, sendo 141 com vítimas e 36 sem vítimas. Os casos de embriaguez ao volante somaram 5 casos em janeiro; 15 em  fevereiro e 10 em março. Nesse mesmo período, a Polícia Militar flagrou 50 motoristas embriagados, que foram encaminhados para medidas judiciais e 16 multados pelo teor alcoólico identificados por bafômetro.  

De acordo com um levantamento feito pelo CPET, no primeiro trimestre de 2017 foram 96 acidentes relacionados ao consumo de álcool no trânsito, com motoristas de 18 a 29 anos. Já na faixa etária de 30 a 40 anos, o número de acidentes aumenta, chegando a 67. Desse total, 69 acidentes envolvem motocicletas e 93 envolvem automóveis. O CPET é coordenado pelo Concejug e conta com a participação de representantes da Setran, Acig, Comutra, Corpo de Bombeiros, Detran, Polícia Militar, Proet, Rotary.

Outras ações durante o restante do mês estão previstas para acontecer. Entre elas, estão blitze educativas, simulação de acidente e passeio ciclístico.

(Fotos: GRmais)

COMENTÁRIOS