AgronegóciosCafé DiárioEducaçãoEsportesGeralPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaTrânsitoVapt-VuptVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
AINDA DISPONÍVEIS

Vacinas contra o HPV e meningite continuam disponível nas Unidades de Saúde

As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Guarapuava, exceto nas urgências

segunda-feira, 13 de março de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde continua com a campanha de vacinação contra o vírus HPV nos adolescentes de Guarapuava. No primeiro bimestre deste ano, 955 adolescentes foram vacinados, mas a meta é vacinar 100% dos adolescentes da cidade até o final do ano. A procura da vacina está maior entre os meninos, com 63,4%. "O HPV é um vírus que pode provocar verrugas na pele, nas regiões orais, anal genital e uretra, além do câncer de colo uterino.

A transmissão desse vírus acontece pela relação sexual, mas a utilização da camisinha não garante 100% de proteção. Por isso a vacinação é extremamente importante", destaca a diretora da Divisão Epidemiológica do município Chayane Andrade.

Outra vacina disponível para meninas e meninos de 12 a 13 anos é a meningo C, que previne a meningite. "A vacina é disponibilizada aos três meses, cinco meses e com um ano de idade, já que as crianças estão mais suscetíveis a doenças.

Esse reforço na adolescência vem para manter esse grupo protegido, reduzindo assim as chances de transmissão", explica Chayane.

 As vacinas do HPV e meningite estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Guarapuava, exceto nas urgências. A faixa etária do público que pode tomar a vacina é de 09 a 13 anos para meninas e de 12 a 13 anos para meninos. 

 

COMENTÁRIOS