AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
EM DESENVOLVIMENTO

Em ritmo de desenvolvimento, Turvo completa 36 anos neste sábado (12)

“O município vive o seu melhor momento”, afirma o prefeito Jeronimo do Rosário

sábado, 12 de maio de 2018 - 08:24:00

O município de Turvo está completando 36 anos de emancipação político-administrativa neste sábado (12). Criado através da Lei Estadual n°7.576 de 12 de maio de 1982, foi instalado oficialmente em 1º de fevereiro de 1983, sendo desmembrado de Guarapuava.

Quem visita Turvo pela primeira vez, entre os pinheirais (o município possui uma das maiores reservas nativas do Estado), suas serras e suas quedas d´água, onde se destaca a tríplice fronteira do Salto São Francisco (Turvo divide o salto territorialmente com Guarapuava e Prudentópolis) tem a impressão que o município foi desenhado à mão.

Manchado em sua história recente por um golpe político, que ainda está em processo judicial, o município retomou sua fase de desenvolvimento e crescimento a partir de 2017.

Com projetos sólidos e voltados diretamente para a população, a administração municipal conseguiu retomar o orgulho nos moradores ao afirmarem que são cidadãos turvenses. “O caminho ainda é longo e temos muito a fazer, mas, indiscutivelmente, Turvo vive o seu melhor momento”, afirma com orgulho o prefeito Jeronimo do Rosário.

Com investimentos em áreas essenciais como a Saúde, Educação e Agricultura, Turvo tem conseguido melhorar todas as estatísticas humanas. “Nossa prioridade é o ser humano, é atender da melhor forma possível, dentro das possibilidades administrativas e legais, todos os cidadãos. Nossa meta é melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população, e estamos avançando muito”, enfatiza Jeronimo.

EMPREGO

O papel da administração municipal é cuidar da cidade e dos setores públicos. Porém, a administração de Turvo tem rompido outras fronteiras e está trabalhando intensamente na elaboração de projetos de desenvolvimento econômico. A criação de um novo parque industrial faz parte do programa de geração de emprego e renda na cidade. “Diariamente nós temos cerca de 300 jovens que se deslocam a Guarapuava para estudar, em busca da formação acadêmica. Temos mão de obra qualificada e gente disposta a permanecer em Turvo. Agora, estamos trabalhando em projetos sólidos para ampliar as oportunidades de emprego. São projetos técnicos, que demandam tempo, recursos e bons parceiros. Mas temos certeza que estamos no caminho certo”.

O foco da administração municipal é o incentivo das empresas geradoras de energia. Já está em andamento a implantação de uma subestação da Copel e a construção de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica), na confluência dos rios Cachoeira e Marreca. “O potencial energético do município é imenso e ainda está todo a ser explorado. Além do fornecimento de energia para as empresas e indústrias que podem se instalar no município, esses investimentos geram empregos diretos”, explica Jerônimo.

36 ANOS

Turvo possui uma área de 902,246 km² representando 0,2867 % do estado, 0,1014 % da região e 0,0067 % de todo o território brasileiro.

Localiza-se a uma latitude 25º02'34" sul e a uma longitude 51º31'47" oeste, estando a uma altitude de 1040 m.

ECONOMIA

Participação no PIB Municipal:

Agropecuária: 17,93 %
Indústria: 39,58 %
Serviços: 42,49 %
Produto Interno Bruto: US$ 31.521.456,40
PIB per capita: US$ 2.243,84
População Economicamente Ativa: 8.511 habitantes

Repasses: ICMS,IPVA, Fundo de Exportação e Royalties de Petróleo [em desenvolvimento]

PRINCIPAIS PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

Milho safra normal
Soja
Madeira em Tora
Erva Mate

INDÚSTRIA DOMINANTE

Papel e papelão
Madeira
Construção civil

 

 

COMENTÁRIOS