AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
PARTIU PRA NATAÇÃO!

Nadar no inverno faz bem à saúde

Primeiro Estilo Natação oferece estrutura e profissionais qualificados

sábado, 7 de julho de 2018 - 11:00:00

O frio chegou a Guarapuava e, nessa época, as pessoas naturalmente tendem a se exercitar menos, dando uma pausa nos treinos da academia e nos esportes. Os praticantes de natação e hidroginástica são os que mais fogem da atividade devido ao chamado “fator preguiça” do inverno. Além do mais, está muito frio para cair na piscina, certo?! Errado!

Segundo a educadora física, especialista em Medicina do Esporte, Mônica Dangui (CREF 022092-G/PR), professora da Primeiro Estilo Natação, não devemos interromper as atividades aquáticas no inverno. “Nadar é um dos exercícios físicos que mais auxiliam as pessoas que sofrem com problemas respiratórios, não só durante o inverno, mas principalmente nesta época do ano, pois a natação exige muito da condição cardiorrespiratória, exercitando pulmões”, explica Mônica.

BENEFÍCIOS DE NADAR NO INVERNO

A educadora física Mônica Dangui listou alguns dos principais benefícios para manter a natação no inverno:

- Reduz riscos de doenças respiratórias: O inverno é muito caracterizado pela grande incidência de pessoas com problemas respiratórios, causados pelas baixas temperaturas e pela baixa umidade do ar. A natação, por ser praticada em ambiente úmido, pode ajudar a prevenir e minimizar os efeitos de doenças respiratórias. Nadar também fortalece os músculos torácicos, aumentando a elasticidade dos pulmões.

- O corpo adquire maior resistência às alergias, como rinite. Além disso, a Primeiro Estilo está em fase de implantação do tratamento da água da piscina com ozônio, o que fará com que problemas causados pelo cloro às pessoas alérgicas ao produto sejam solucionados.

- Faz bem para o coração: Os movimentos praticados debaixo da água unidos ao trabalho de respiração tornam a musculatura do coração mais forte, aumentando a capacidade de bombear sangue pelo corpo, estimulando assim a circulação sanguínea, e melhorando também o retorno venoso.

- Ajuda a controlar o peso: Naturalmente as pessoas consomem alimentos mais calóricos e em maior quantidade durante o inverno, e a natação e a hidroginástica são consideradas ótimas atividades para a queima de gordura e o controle do peso. Por isso, não abandone os treinos durante o inverno.

- Melhora ou mantém o condicionamento físico: Interromper por completo as atividades físicas durante o inverno fará com que você perca toda resistência e fortalecimento que conquistou. A natação é um ótimo exercício para manter e melhorar seu condicionamento físico.

- Manutenção do apetite e do sono: Como a natação exige muito do corpo, é normal que o praticante canse durante a atividade mantendo o bom apetite e o sono.

CUIDADOS

A prática da natação requer alguns cuidados durante o período do inverno. “Apesar dos inúmeros benefícios, alguns cuidados devem ser adotados por quem quer praticar esportes aquáticos durante o inverno”, explica Mônica Dangui.

“Tome cuidado com o choque térmico. Além de se exercitar em uma piscina coberta e aquecida, não esqueça que o ambiente externo estará muito mais frio. Leve toalha, roupão e chinelo para se proteger logo que sair da água. Antes de sair da escola e entrar em contato com a temperatura externa, tome banho em temperatura morna: “Não tão quente e não tão frio”, ressalta a professora. Se agasalhe bem, mesmo que esteja sentindo calor, se possível seque seus cabelos e proteja bem os ouvidos. “Lembre-se que a temperatura pode estar muito baixa do lado de fora”, explica Mônica.

A Primeiro Estilo Natação possui uma estrutura adequada para quem deixa a piscina e aguarda a ambientação climática na sala de espera. “Não se deve terminar a natação e sair correndo. O corpo vai sentir essa mudança brusca na temperatura. Aproveite a estrutura, aguarde com calma até que seu corpo se adapte a temperatura ambiente”, orienta a educadora.

PARA QUEM É INDICADA NO INVERNO?

Toda e qualquer pessoa pode se beneficiar da prática de exercício físico na água durante o inverno, mas algumas pessoas podem tirar melhor proveito disso. As gestantes, por exemplo, que praticam hidroginástica poderão garantir uma melhor qualidade de sono e melhora na postura corporal. Além disso, os exercícios de hidroginástica para gestantes fortalecem todos os grupos musculares, melhoram o equilíbrio, além de exercitar a respiração e melhorar a circulação sanguínea.

As crianças e os adultos com problemas respiratórios também não podem abandonar a natação durante o inverno. É um erro pensar que praticar exercícios na piscina durante o frio pode aumentar as chances de gripes, resfriados ou crises asmáticas. Muito pelo contrário, a natação aumenta o período de remissão das doenças respiratórias.

No caso dos asmáticos, que sofrem de asfixia por não conseguir expirar a quantidade necessária de ar inspirado, a pressão hidrostática exercida pela água, durante a atividade, irá pressionar a musculatura, ajudando a esvaziar os pulmões, o que aumenta a mobilidade do tórax e melhora o sistema cardiorrespiratório. Por isso, nadar continua sendo importante durante o inverno para pessoas com esse tipo de problema.

PRIMEIRO ESTILO NATAÇÃO

Que tal aproveitar o inverno e partir para a natação, com estrutura e profissionais habilitados para atender a você e sua família?

- Rua Almirante Didio Costa, 1480, Guarapuava

- (42) 3622-5241

 

COMENTÁRIOS