AgronegóciosEducaçãoEsportesGeralPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
NOVIDADES

Hidroterapia e tratamento da piscina com ozônio: novidades da Primeiro Estilo Natação

Primeiro Estilo é a primeira a implantar novidades em Guarapuava

sexta-feira, 4 de maio de 2018 - 17:30:00

A Primeiro Estilo Natação está inovando para melhor atender a população de Guarapuava. As principais novidades para 2018 são a implantação da fisioterapia aquática (hidroterapia) e a troca de sistema de tratamento da água da piscina, deixando o cloro e passando a adotar o tratamento por ozônio.

De acordo com a fisioterapeuta Martyna Althaus, fisioterapia aquática, ou hidroterapia, é uma atividade terapêutica que consiste em utilizar os recursos de uma piscina preparada especificamente para este fim com medidas, profundidade, temperatura, ambiente externo e o mais importante, com um profissional especializado na atividade, um fisioterapeuta. “A hidroterapia se destaca a cada dia devido aos resultados que podem ser mensurados em pesquisas científicas e ao alto grau técnico que os profissionais reabilitadores brasileiros atingiram”, explica Martyna.

A Fisioterapia Aquática pode ser usada em casos:

– ortopédicos;

– neurológicos;

– reumatológicos,

– psicológicos;

– pediátricos;

– respiratórios.

“A terapia em ambiente aquático tem grande valor terapêutico quando necessita nenhuma ou mínima sustentação de peso ou quando há inflamação, dor, retração, espasmo muscular, limitação da amplitude de movimento e força. Além disso, a atividade física realizada neste meio também apresentam melhorias do equilíbrio, da flexibilidade, melhoria na realização de atividades do cotidiano e no condicionamento cardiorrespiratório”, explica a fisioterapeuta Martyna.

VANTAGENS 

As vantagens e as indicações no tratamento são inúmeras. O paciente experimenta todos os efeitos que a água pode oferecer. Dentre elas pode-se destacar:

a) Flutuação – (atua no suporte as articulações enfraquecidas e é capaz de proporcionar assistência e, progressivamente, resistência ao movimento na água);

b) Pressão hidrostática – (ajuda na estabilização das articulações enfraquecidas; ajuda a diminuir o edema e melhorar a circulação; o aumento da circulação periférica, que melhora a condição da pele que foi afetada por uma imobilização e acelera a cura ao implementar a nutrição na área lesada);

c) Circulação – (aumenta com a adição de calor, como em temperaturas mais elevadas da água 32º a 35°C, ajudam a diminuir o espasmo muscular, estimulando o relaxamento dos tecidos moles e, em alguns casos, reduzindo a dor);

d) Redução do espasmo muscular e da dor, auxilia no movimento que pode ser iniciado mais cedo após a lesão.

INDICAÇÕES

De acordo com Martyna, a hidroterapia é indicada para todas as áreas da fisioterapia que envolvam problemas de ordem traumato-ortopedicos, esportivos, neurológicos, reumáticos, cardiopatas, pneumopatas, estéticos, etc.

TRATAMENTO DA ÁGUA POR OZÔNIO

A outra novidade da Primeiro Estilo Natação é a troca do sistema de tratamento de água, passando do cloro para o tratamento por ozônio.

A forma mais tradicional de tratamento da água de piscina é o cloro, amplamente utilizado por sua reconhecida eficiência. Mas ele também não é perfeito, além de não retirar certos tipos de impurezas e micro-organismos, pode ter um efeito colateral na saúde dos freqüentadores, pois pode causar reações alérgicas nas pessoas que, por um motivo ou outro, têm pouca resistência orgânica ou muita sensibilidade a ele. 

Um dos tratamentos mais eficientes e ecologicamente corretos é o Ozônio (O3), também conhecido como Oxigênio Ativo. Trata-se de um gás natural que protege os seres vivos, como um filtro, dos raios solares malignos. 

O ozônio é um poderoso bactericida, algicida, fungicida e viricida -- destrói os microorganismos presentes na água 3.120 vezes mais rápido que o cloro. Além disto, não irrita a pele, os olhos e as mucosas dos usuários. 

Aplicado na desinfecção da água, o Ozônio faz o papel de agente microbiológico e oxidante, eliminando as cloraminas, produto vindo da reação do Cloro com todas as impurezas presentes na água). As cloraminas são as grandes vilãs das piscinas, pois agravam problemas alérgicos e respiratórios, causam ardência nos olhos, ressecamento na pele e nos cabelos, descamação do esmalte das unhas, além de deixar cheiro desagradável na água e no corpo. Além de não causar os desconfortos ocasionados pelas cloraminas, o Ozônio reduz os casos de otite (inflamação dos ouvidos). 

O sistema já está em fase de implantação na Primeiro Estilo, e em breve, os frequentadores sentirão os benefícios do tratamento por ozônio.

PRIMEIRO ESTILO

Faça uma visita ou entre em contato com a Primeiro Estilo Natação e aproveite estas novidades.

- Rua Almirante Didio Costa, 1480, Guarapuava

- (42) 3622-5241

COMENTÁRIOS