AgronegóciosEducaçãoEsportesGeralPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
APERFEIÇOAMENTO

Guarapuava sedia Fase Intermunicipal da Conferência Nacional da Educação

Ao todo,260 representantes de Guarapuava e região participaram de discussões dos eixos, plenária, apresentação de moções e da palestra

sexta-feira, 4 de maio de 2018 - 16:28:00

Nesta sexta feira (04), no Salão Nobre da Faculdade Campo Real,  aconteceu a Fase Intermunicipal da Conferência Nacional da Educação (Conae ). Ao todo, 260 representantes da Rede Municipal, Estadual e Privada de Ensino, além da sociedade civil de oito municípios, sendo Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Turvo e Guarapuava, participaram de discussões dos eixos, plenária, apresentação de moções e da palestra com o prof. Dr. Aurélio Bona Junior. A edição 2018 foi realizada simultaneamente em todo o país com o tema: A Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação - monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

"A Fase Intermunicipal da Conae é muito importante, pois conseguimos discutir a situação da educação em  Guarapuava e de toda a região, incluindo nosso Plano Municipal de Educação. Como educadores temos a responsabilidade de observar, questionar e cobrar, colocando do papel as nossas intenções para que sejam viabilizadas num futuro próximo pelos governantes. Está nas nossas mãos a função de escrever uma nova história, acreditando que é possível ter uma educação de qualidade. Por isso, lutamos incansavelmente para transformar a educação nas escolas, dando voz e vez as pessoas", destacou a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

De acordo com o chefe Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Marlon Douglas Pires, no Paraná 32 Núcleos Regionais da Educação participaram da conferência. "Neste ano, a edição passou a ser intermunicipal, reunindo os municípios que compõem o Núcleo Regional de Guarapuava. Tivemos a oportunidade de reunir os profissionais da educação, agentes públicos, entidades de classe, sociedade civil e estudantes em torno da discussão pela melhoria da qualidade principalmente da educação municipal e regional. Tudo o que foi definido na conferência intermunicipal será encaminhado para as conferências estadual e nacional", informou Marlon.   

Também participaram da Conae 2018 a juíza da Vara Infância e Juventude da Comarca de Guarapuava, Rafaela Zarpelon; promotor de Justiça da 6ª Promotoria de Justiça, Juliano Paganini; vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrosio de Souza; diretora interina da Faculdade Campo Real, Patrícia Melhem Flores; vereador Sérgio André Niemes, que na ocasião representou a presidência da Câmara de Vereadores de Guarapuava; servidores municipais e demais representantes dos municípios participantes da conferência.

EIXOS DEBATIDOS NA CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO 2018

EIXO I – O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa,

regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

EIXO II – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

EIXO III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;

EIXO IV – Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;

EIXO V – Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos,

justiça social e inclusão;

EIXO VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura,

ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

EIXO VII – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira,

remuneração e condições de trabalho e saúde;

EIXO VIII – Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

COMENTÁRIOS