AgronegóciosEducaçãoEsportesGeralPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos

Higienize suas mãos!

por: Emanoel Severo

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Só pra constar uma descrição técnica inicial: está provado pela Organização Mundial de Saúde e por estudos científicos baseados em evidência, que 80% das doenças infecciosas são transmitidas pelas nossas mãos, sendo a higienização das mesmas, a ação mais simples, mais barata e mais eficaz para a profilaxia das infecções...nos hospitais, em clínicas, nos postos de saúde, nas escolas, nas lojas, bancos, mercados, etc.

Eu vejo muitas pessoas adoecendo todos os dias, vejo muita dor nos leitos hospitalares e muitas famílias lamentando a morte de seu ente querido que já aguardava a meses por um procedimento cirúrgico, e evolui para óbito porque adquiriu uma infecção.
Mas até quando as pessoas vão fazer tanto descaso?

Vejo profissional de saúde até comer com uma luva de procedimento na mão após atender pessoas doentes e pegar no suor, no sangue, no catarro ou em qualquer que seja o líquido corporal. Vejo inúmeros profissionais que andam com seus jalecos pelas ruas carregando consigo todos os vírus, bactérias e fungos. Vejo realmente muita gente fazendo descaso pra coisas tão importantes.

Sabe, às vezes eu queria acordar leigo e ficar por 24 horas sem sofrer vendo tantas atrocidades. Queria falar só de novela, de futebol…fazendo de conta que tudo está perfeito. Queria comer a maionese do restaurante sem ter medo de desenvolver uma diarréia, porque a tiazinha que “bateu” o molho não lavou o alimento ou as suas mãos. Queria andar de ônibus sem pensar que há pessoas doentes tossindo e espirrando e pegando no pegador, que eu passo as mãos e depois levo na boca, no nariz, no olho.

O profissional de saúde, só se preocupa com o acidente de trabalho com uma agulha suja com sangue depois que sofre um acidente e passa meses investigando HIV.

Da mesma forma que o “cara” só usa o preservativo depois que descobre que teve relação sexual com uma mulher que tinha AIDS.
Porque precisamos ter um surto para as pessoas pensem e higiene de mãos?

Em meus textos, falando um pouco sobre tudo, já falei de prevenção, já critiquei gestores e políticos, valorizei profissionais de saúde e cuidadores de doentes, já dei opiniões técnicas e fui até censurado por dizer que não temos recursos para atender epidemias.
Mas dentre todas as ações de prevenção, a higiene das mãos nem depende de outros fatores...
A higiene de mãos depende de Você.

Quer saber, depende do seu profissionalismo, da sua responsabilidade, do seu caráter...
Está na hora de mudarmos nossa consciência, porque diante do que estamos vendo por aí, se não fizermos algo logo, a situação microbiológica da sociedade vai ficar cada vez pior.

Estamos entrando em uma guerra, em que seres invisíveis estão “tomando conta” de uma sociedade “burra” que nada está fazendo!  
Quem sabe minhas palavras não lhes sejam importantes…

Se for fazer descaso, faça ao meu texto.
Mas pelo menos hoje, higienize suas mãos antes de levá-las à boca!!!

 

COMENTÁRIOS





O olhar daquele que cuida

Emanoel Severo

Meu nome é Emanoel Severo, tenho 26 anos, sou enfermeiro e trabalho com controle de infecção em serviços de saúde. Especializei-me em Estomaterapia, trabalho no Hospital São Vicente e sou Professor em cursos técnicos, graduação e pós-graduação em Enfermagem - Faculdade Guairacá e Futura Educação Profissional.