AgronegóciosEducaçãoEsportesGeralPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos

Dia Mundial da Saúde - Valorize o Profissional

por: Emanoel Severo

quinta-feira, 7 de abril de 2016

O trabalho em controle de infecção hospitalar e um pouco da vivência na área da saúde me permitiu uma análise comportamental das pessoas em seu ambiente de trabalho. 

Embora eu defenda a bandeira de que todo dia é “dia da saúde”, ou pelo menos deveria ser, escrevo em homenagem ao dia de hoje.

 Aprendi que o profissional de saúde tem a vocação de “cuidar”. Descobri que o cuidar e o amor andam juntos. Que precisamos incondicionalmente dar carinho, olhar no olho, dar inúmeros abraços, distribuir sorrisos, ter sensibilidade.

Sou um enfermeiro, apaixonado pela profissão, e compreendo que essa relação profissional/paciente, profissional/profissional é o que nos torna personagens essenciais na “novela da vida”, peças fundamentais na sociedade. 

Quero dar uma visão diferente neste Dia da Saúde. Valorizar TODOS os profissionais de saúde, os quais dedicam até a própria saúde, para promover saúde.

Claro, esse amor também deveria contagiar nas escolas, nos escritórios, nas lojas, nas fábricas, etc. Com certeza teríamos um mundo muito melhor se as pessoas brigassem menos. Já vi cenas infelizes de briga por poder. Brigas que servem apenas para desunir classes profissionais, para afastar as pessoas.

Me permitam excluir aqueles profissionais que não fazem por merecer essas palavras. Eles até reclamam que são desvalorizados, mas criticam a própria profissão, desmerecem seus colegas, falam mal da instituição que trabalham, tratam mal as pessoas...

Não estou dizendo que desconheço a realidade. Sei dos baixos salários frente ao tamanho da responsabilidade, da necessidade de trabalhar em vários empregos, dá sobrecarga de trabalho, do nível de estresse ao qual o profissional está diariamente submetido… Mas a área da saúde é uma opção!
Se você não é da área, saiba que a “saúde” é feita por muitas mãos que cuidam, vozes que acalmam, olhos que vigiam...

Se você é profissional de saúde, apaixone-se pela profissão todos os dias...certamente você fará cada vez melhor. 
Ah, e você que vai me criticar porque “a carapuça lhe serviu” quando te excluí da mensagem de valorização... comece a fazer por merecer esse texto. 

 

COMENTÁRIOS





O olhar daquele que cuida

Emanoel Severo

Meu nome é Emanoel Severo, tenho 26 anos, sou enfermeiro e trabalho com controle de infecção em serviços de saúde. Especializei-me em Estomaterapia, trabalho no Hospital São Vicente e sou Professor em cursos técnicos, graduação e pós-graduação em Enfermagem - Faculdade Guairacá e Futura Educação Profissional.