AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos

Alguém por quem se orgulhar!

por: Marcos Sidnei

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018 - 14:46:00

Há algumas semanas, iniciei um tratamento psicológico. Algo perfeitamente normal após um ano que foi um tanto quanto atarefado. Aliás, algo que recomendo. Quando não se está completamente satisfeito consigo mesmo, é necessário buscar auxílio, seja este espiritual, profissional, através da meditação ou de qualquer outra forma. Sentir-se bem é o que importa.

Pois bem, recebi muitos conselhos. Porém, o que mais me marcou foi o seguinte: “Você deveria se orgulhar de si mesmo”. Após deixar o consultório, refleti muito sobre esta dica. O que seria digno de orgulho, afinal? E comecei a pensar em possíveis motivos. E por mais clichê que pareça, surgiram muitos.

Lembrei que uns dias antes, havia ido comprar algo em uma pequena lanchonete próxima de casa. Recebi troco a mais e devolvi. Parece algo extremamente simples, mas quando refleti sobre as milhares de pessoas que não o fazem, me orgulhei. Recebi um convite para apresentar um evento de cunho social, o qual já havia apresentado em uma edição anterior,há dois anos. Ao receber a mensagem convidando-me, um professor havia escrito que “todos se lembraram de você”. Olha só! Inúmeras pessoas, talvez até mais comunicativas e preparadas para apresentar eventos, estão disponíveis... Mas lembraram-se de mim! Senti orgulho. De fato, como é gratificante ser lembrado por algo que fazemos. E quando pessoas querem nos ver fazendo isso novamente, o orgulho deve ser em dobro, não é?

Os dois exemplos acima são, em termos, sobre acontecimentos “significativamente grandes”. Mas quando analisamos as pequenas coisas que acontecem, perceberemos os inúmeros motivos que temos para nos orgulhar de nós mesmos.  Somos todos guerreiros. Cada um luta uma batalha diferente, é claro. Mas estamos todos em uma constante luta. A cada novo dia, temos consciência dos inúmeros desafios que enfrentaremos. Sem contar as situações que nos pegam “desprevenidos”. Mas nós continuamos, como bons guerreiros que somos.

Convido-lhe agora: Orgulhe-se. Suas conquistas já são muitas. Inclusive as pequenas. De vez em quando, precisamos olhar para trás e perceber o quão longe já estamos, quantos problemas já enfrentamos e quantas batalhas já foram vencidas. Se não tivermos consciência disso, não enxergaremos a beleza “da coisa”. Você já é alguém por quem se orgulhar.

COMENTÁRIOS





"Vem comigo! No caminho eu te explico..."

Marcos Sidnei

Nosso cotidiano é cheio. Há sempre muito a se fazer. Porém, em determinados momentos, é preciso desacelerar, parar e pensar. A vida é muito mais que o caos e a correria. Talvez, algo que eu lhe diga, faça sentido. Ou não. De qualquer forma, lhe convido: pare e reflita comigo. Me acompanha?