Programa viabiliza vivência de crianças afastadas temporariamente do convívio familiar de origem, em Guarapuava

Interessados em acolher devem fazer suas inscrições até o dia 02 de agosto

20/07/2018 17H00

Amor, afeto, carinho, cuidado, solidariedade e desejo de um mundo melhor. Essas são algumas das razões que levam uma família a abrir a porta de suas casas e seu coração para abrigar temporariamente crianças e adolescentes afastadas temporariamente da família de origem. O Programa Família Acolhedora dá a estas crianças e adolescentes a oportunidade de conviver em família.

O Família Acolhedora consiste em acolher em casas de famílias credenciadas crianças e adolescentes de 2 a 18 anos que estão abrigadas em instituições de acolhimento. O atendimento inclui acompanhamento psicológico e assistência social às famílias que sedem seus lares. De acordo com a assistente social e coordenadora do programa de Guarapuava, Regiane Cristina Lopes de Moraes, o acolhimento pode durar de um mês a dois anos.

Para Regiane o contato e o tempo em que as crianças passam com as famílias são de extrema importância, tanto para ela quanto para a própria família.“ Durante os acompanhamentos que fazemos, podemos observar a evolução dessas crianças. Após ir para o acolhimento familiar, elas passaram a ter um avanço significativo na escola, houve a diminuição na necessidade de medicação, melhora no sono e também na questão emocional”.

Atualmente, em Guarapuava oito crianças estão sendo acolhidas temporariamente por seis famílias, mas o número de crianças que estão abrigadas nas instituições de Guarapuava e esperam por uma família ainda é grande. “Hoje a Fundação Proteger abriga 80 crianças de 0 a 18 anos e a instituição na Canaan mais 20”, explica Regiane.


QUEM PODE SE INSCREVER

Para participar, é preciso ter no mínimo 21 anos, sem restrição ao sexo e estado civil, não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção, residir no mínimo há um ano em Guarapuava, participar do processo de habilitação e das atividades do serviço e parecer psicossocial favorável, expedido pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

INSCRIÇÕES ABERTAS

As famílias que desejarem dar um lar para uma dessas crianças  podem se inscrever no Programa Família Acolhedora até dia 02 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (42) 3623-7995.

(Foto: GRmais)

Deixe seu comentário:

Veja Mais