10 mil pessoas passaram pelo Outono Gastronômico, em Guarapuava

Durante os três dias do evento, foram servidas 4.300 refeições

16/07/2018 17H00

4.300 pratos vendidos, 10 mil visitantes e mais de R$ 100 mil movimentados em três dias. Sucesso total, o Outono Gastronômico veio para ficar em Guarapuava. De sexta-feira a domingo (13 a 15 de julho), o Parque do Lago, ainda mais belo pela florada das cerejeiras, foi o cenário perfeito para o evento que fomentou o turismo e apresentou a diversidade de sabores do município e do Paraná.

Nessa primeira edição, foram apresentados 14 pratos que incluíam cordeiro, tilápia, charque, frango caipira, pinhão, quirera, polenta, entre outros ingredientes que enriqueceram o cardápio. O Outono Gastronômico foi uma realização da Prefeitura de Guarapuava, secretarias municipais de Agricultura e de Turismo, Sebrae, Emater e Faculdade Guairacá e também contou com o apoio da RPC.

"A culinária foi uma das apostas da administração municipal. Saboreamos em cada prato a rica cultura oriunda de vários povos que formam a nossa cidade. Essa miscigenação  e tradicionalismo fizeram do evento uma oportunidade de mostrar todo o potencial gastronômico que nossa região tem. Estamos orgulhosos de ter proporcionado a todos, um grande evento e uma programação especial no fim de semana guarapuavano", afirmou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

O vice-prefeito de Guarapuava e secretário de Turismo e Obras, Itacir Vezzaro, também enalteceu a primeira edição do evento. "Sabíamos que seria um sucesso. Proporcionamos aos guarapuavanos e visitantes uma estrutura completa, para que a experiência fosse única. Planejamos e executamos cada detalhe, mostrando que Guarapuava está preparada para grandes eventos turísticos e gastronômicos. Nosso objetivo agora é promover uma edição em cada  estação do ano", ressaltou Itacir Vezzaro.

Durante todo o evento, os visitantes puderam curtir também atrações musicais, café rural e a Feira do Lago. "Eu, minha família e meus amigos gostamos muito do evento. Além de diversas opções gastronômica, a comida que experimentamos estava muito saborosa e com preço bem acessível. Com certeza voltaremos nas próximas edições", afirmou a estudante Elisa Brandalise.

Na tarde do domingo (15), foi realizada a premiação do melhor prato do evento. O primeiro lugar foi para a Quirera Desconstruída do chefe Tales Pacheco; a segunda colocação ficou com o Cordeiro na Cerveja do chefe Carlos Balkau e o terceiro lugar a Costelinha Suína ao Molho de Bala de Banana feita pelo chefe Guilherme Romani.

Além do título de melhor prato do Outono Gastronômico, houve premiação para os primeiros colocados. "A quirera desconstruída é um resgate desse sabor do sul que envolve primordialmente a colonização. Os principais ingredientes utilizados para montar o prato foram a erva-mate e a quirera. Toda a convivência com os guarapuavanos proporcionou um resgate dessa cultura, o que me fez me divertir cozinhando no belíssimo Parque do Lago e tendo o gostinho de levar a primeira colocação", acrescentou o chefe Tales Pacheco.

AGROINDÚSTRIA FAMILIAR

Incrementando o Outono Gastronômico, foi realizada simultaneamente a VI Feira da Agroindústria Familiar. Cerca de 50 agroindústrias de Guarapuava e região comercializaram diversos produtos como queijos, geléias, panificados, cervejas artesanais, artesanatos, entre outros. "Sem dúvida a participação das agroindústrias familiares, dos cervejeiros guarapuavanos e da região também contribuíram para o sucesso do evento. Foi mais uma oportunidade de mostrar a qualidade dos produtos e gerar renda extra para esses produtores. Fizemos questão de ceder os espaços no evento a produtores regionais, pois somos uma cidade que cresce e queremos que outras também tenham a oportunidade de crescer", finalizou o secretário de Agricultura, Ademir Fabiane.

Deixe seu comentário:

Veja Mais