Número de tentativas de suicídio entre jovens e adolescentes é alarmante em Guarapuava

Grupo de prevenção ao suicídio acontece todas as segundas no CAPS II

16/07/2018 13H00

É triste e preocupante, mas é real: o número de tentativas de suicídios entre adolescentes e jovens em Guarapuava é alarmante e vem preocupando o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Guarapuava. Para tentar reduzir e também prevenir que esses casos sejam consumados, o CAPS II realiza todas as segundas feiras um encontro de prevenção para quem busca apoio.

 “Queremos dar apoio e suporte às pessoas que precisam de ajuda. Falar sobre suicídio ainda é um tabu; e as pessoas que precisam falar sobre o tema não têm a quem recorrer. Nós oferecemos um ambiente protegido de preconceitos, que busca no diálogo a solução de situações como essas”, explicou a psicóloga e coordenadora do Caps II, Carla Silveira Batista Lauer.

Para Carla, os números são preocupantes. Segundo ela, ainda há muitos casos mascarados, que não chegam até os centros de atendimento.

A psicóloga explica que em sua maioria os casos de suicídio acontecem porque hoje as pessoas não estão sabendo lidar com as frustrações e problemas que a surgem no dia a dia, principalmente os jovens e adolescentes.

ATENÇÃO AOS SINAIS DADOS POR QUEM PRETENDE TIRAR A VIDA

Segundo Carla, a pessoa quando quer se suicidar dá indícios de que vai cometer o ato. “É importante que a família fique atenta aos sinais que a pessoa está dando como: mudanças de comportamento, isolamento, sono excessivo, má alimentação, tristeza constante. estes são alguns dos sinais de que algo não está legal com a  pessoa”.

Carla chama atenção também para algumas frases repetidas várias vezes pelas pessoas que tem pretensão em tirar a própria vida como: “Não aguento mais minha vida”. “ Preferia morrer que viver isso”. “Está insuportável viver”.

Outro alerta importante, segundo a psicóloga, é que a família e amigos já mais menosprezem o sofrimento da pessoa. “ É muito importante que a família não julgue, não menospreze o sofrimento do outro. Essas atitudes podem estimular a pessoa a querer ir embora desta vida. Quando a família notar esses tipos de situações é fundamental que ela procure ajuda”.

 O Caps II  fica na rua Andrade Neves, número 1215, Trianon. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3622-1427.

Deixe seu comentário:

Veja Mais