Mesa redonda com Cida Borghetti discute retirada da cadeia do Centro de Guarapuava

Proposta é a construção de uma nova unidade prisional anexa à Penitenciária

09/06/2018 09H11

Representantes do Poder Público e do setor de segurança de Guarapuava realizaram uma mesa redonda com a governadora Cida Borghetti para discutir a retirada da cadeia pública do Centro de Guarapuava. O encontro foi realizado no início da noite dessa sexta feira (08 de junho), no Hotel Atalaia.

De acordo com o prefeito Cesar Filho, que abriu a reunião, a situação da cadeia está no limite, “A Prefeitura se dispõe a ampliar a parceria para a construção de uma nova unidade prisional. O terreno já está doado, ao lado da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG) e ainda podemos realizar toda a infraestrutura básica no local para a construção. O objetivo é construir a unidade prisional naquele local, que já está dotado de segurança e não espalhar unidades prisionais pelo município”, enfatizou o prefeito.

O deputado Bernardo Carli destacou a expectativa da população de Guarapuava em retirar a cadeia do Centro da cidade. “Os moradores do entorno da atual cadeia e do Centro da cidade estão em constante clima de insegurança. Esta é uma antiga reivindicação da população e que vai trazer mais tranquilidade e sentimento de segurança a todos”, destacou.

A ex-deputada Cristina Silvestri também falou à governadora sobre o sentimento das famílias guarapuavanas. “Como mãe e avó eu trago o sentimento de todas as famílias. O local onde está a cadeia aumenta muito a preocupação de todos, tanto pela superlotação quanto pelas fugas que têm ocorrido no local”, alertou.

A proposta já foi discutida com o secretário especial de Assuntos Penitenciários, coronel Élio de Oliveira Manoel, que sinalizou positivamente pela construção.

A governadora afirmou que vai discutir o projeto com as forças de segurança do Estado o mais rápido possível. “O Governo do Estado reconhece a prioridade desta demanda e vai analisar o projeto para fazer o que for preciso para garantir a segurança da população de Guarapuava e permitir que os presos que estão detidos na carceragem recebam um tratamento mais humano em local adequado”, disse.

Além do prefeito Cesar Filho, do deputado estadual Bernardo Carli e da ex-deputada Cristina Silvestri, participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, João do Napoleão, o vereador Marcelinho, e representantes do 16º BPM, da Polícia Civil, da PIG e do Conselho Municipal de Segurança.

(Foto: Rogério Thomas/GRMAIS)

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais