Centro Cultural indígena de Inácio Martins passa a ser referência no Estado

Local foi inaugurado nessa quarta (16) pelo prefeito Junior Benato

17/05/2018 16H00

Exposições de artesanato, apresentações culturais, troca de ideias e experiencias entre os próprios indígenas. Este é o intuito do novo Centro Cultural e Turístico Guarani MBYA da Aldeia Indígena Rio D’Areia de Inácio Martins, inaugurado nessa quarta feira (16 de maio).

Com 176 metros quadrados e no valor de R$ 259.000,00, a obra levou 240 dias para ser finalizada e entregue a comunidade. De acordo com o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, esta obra é um marco para o investimento do turismo no município.

No local, além do novo espaço, a aldeia conta com a Escola Estadual Indígena Arandu Miri e a casa de reza que é mantida pelos integrantes da aldeia. Os costumes como a dança e os artesanatos também são preservados.

As fontes de renda dos 140 indígenas guaranis que residem na aldeia são a produção de erva-mate, tanque de peixes e criação de carneiros, além da comercialização de artesanato, que agora poderá ser exposto e vendido no Centro Cultural. 

Quem quiser conhecer o novo Centro Cultural, a Aldeia Rio D'Areia está localizada próximo a localidade de Rio Claro e fica a 40 quilômetros da sede do município.

 

(Fotos: Aramis Ricardo Franco)

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais