Rádio Cultura de Guarapuava já opera em FM

Com a migração a Rádio Cultura passa a transmitir a sua programação na nova faixa, 94,3 FM

20/06/2017 10H17

Desde 1972, Guarapuava e região contam com os serviços de informação, evangelização e entretenimento da Rádio Cultura. A emissora que pertence à diocese de Guarapuava, ao longo dos anos, se solidificou como referência no segmento na cidade, no Paraná e no Brasil. Mais de quarenta anos depois, através da autorização pelo governo federal, surge a oportunidade de melhorar o que já vinha sendo feito com qualidade, dedicação e profissionalismo. Foi autorizada, então, a migração da faixa de Amplitude Modulada (AM) para Frequência Modulada (FM).

Na cidade e na região, a Rádio Cultura, mais uma vez saiu na frente e sinalizou interesse total pela migração. Tinha início então, uma verdadeira batalha contra o tempo e as adversidades burocráticas.

Desde o anúncio feito pela então presidente do Brasil, Dilma Rousseff até o momento, são quase quatro anos de trabalho em se tratando de viabilização, pagamento de taxas e construção de estúdios, além de compra de equipamentos de transmissão e contratação de pessoal. O esforço valeu a pena, conforme destaca o diretor artístico e de jornalismo da Central Cultura de Comunicação, da qual a Rádio Cultura faz parte, Jorge Teles dos Passos, pois tudo se encaminhou para que a migração ocorresse.

De acordo com Jorge Teles, no dia 13 de junho de 2017, depois do projeto aprovado pelas autoridades governamentais e das devidas taxas recolhidas, a emissora passou a transmitir também, na faixa FM, em caráter “precário”. “Estamos transmitindo em caráter ‘precário’ até por uma questão de experimento, pois ainda não foram instalados os equipamentos necessários. Por enquanto, não chegaram ao Brasil antenas, transmissores, além de outros equipamentos comprados já algum tempo, para que a Rádio Cultura opere com sua capacidade total em FM, que será de 35 mil watts de potência, na Classe Especial. Estamos trabalhando com apenas um quilo, ou seja, mil watts. Acredito que até agosto tudo esteja normalizado e possamos, então, pôr em prática o projeto em sua totalidade”, destacou Jorge.

Mesmo em caráter “precário”, a cidade de Guarapuava e seu entorno, além de municípios vizinhos, já notaram a diferença na qualidade do som na frequência 94,3 FM. Todos são convidados a ouvir a Rádio Cultura nesta faixa, segundo destaca o diretor. “Mesmo não tendo divulgado amplamente, muitas pessoas já sintonizaram na nova faixa e frequência e notaram a diferença. Por enquanto, a programação continua a mesma da AM, mas muita coisa vai mudar e para melhor nos próximos meses. Na nova programação, haverá espaço para jornalismo, evangelização e entretenimento. Considero esta mudança como de grande valia para todos da comunidade. Também destaco que por enquanto, a emissora continua transmitindo em AM 560”, sublinhou o diretor.

Investimentos
Para a migração, os valores investidos superam a cifra de um milhão e meio de reais. Compra de antenas, transmissores, mesas de som, geradores de energia, além de equipamentos eletrônicos, aquisição de automóvel e contratação de profissionais estão entre as prioridades de investimentos.

 “Ao final, os investimentos irão superar um milhão e meio de reais. Neste montante, estão incluídos desde taxa de migração, novos estúdios, novos transmissores e antenas e outros investimentos paralelos em função da nova rádio que vão desde a aquisição de veículos, novos sites, vinhetas, contratação de novos profissionais, treinamento de equipe, entre outros. Importante frisar que quando, em 2013, foi assinado o Decreto da Migração pela presidente Dilma Rousseff, juntamente com o padre Reonaldo Pereira da Cruz, Diretor Geral da Emissora, que considero um grande administrador, montamos um planejamento para chegarmos neste momento.

Conseguimos capitalizar os recursos com a própria empresa para investir neste novo projeto. Ainda não concluímos a nova rádio, mas estamos trabalhando incansavelmente com toda nossa equipe de colaboradores para tornarmos esse sonho realidade. É um trabalho que se estende ao logo desses anos com uma administração feita com muita parcimônia e buscando sempre uma qualidade que resulte em investimentos publicitários por parte dos anunciantes”, observa o diretor. Jorge também adianta que nada foi feito de forma improvisada, pois, conforme acredita; sem planejamentos as possibilidades de erros são muito grandes. “Em síntese, da maneira como a emissora foi construída, com os equipamentos de ponta e com grande qualidade nos serviços, podemos, com esforço e dedicação, sermos referência em qualidade e credibilidade pelos próximos cinquenta anos. Como sempre falo para o padre Reonaldo, amanhã ou depois nós não estaremos mais aqui, mas a rádio fica e deverá permanecer sendo o que já é, ou seja, uma referência em comunicação radiofônica”; pontuou.

Evangelização
Jorge foi enfático ao dizer que a evangelização continuará como prioridade na emissora. Para ele, a nova frequência fará com que muito mais pessoas possam ouvir a programação da rádio, conhecer e participar dos trabalhos desenvolvidos pela Igreja, através da diocese. “Como o próprio slogan que vai acompanhar a nova rádio diz: ‘uma voz católica no seu rádio’, a programação terá como prioridade a evangelização e com um alcance ainda maior, pois a sintonia na faixa FM atualmente é muito mais ampla. Pretendemos cobrir, senão toda, a maioria da área da diocese de Guarapuava. E sobre a programação, eu penso que há muitas maneiras de se evangelizar. Não penso que para evangelizar, a rádio tem que ‘rezar’, ‘pregar’ ou ‘ler a Bíblia’ o dia todo, ou tocar somente música religiosa.

Temos que chegar à vida real das pessoas. As pessoas gostam de música? A música faz bem? Então, vamos trabalhar com boas músicas. As pessoas precisam estar informadas, inseridas na comunidade, no dia a dia da cidade, na política, na educação? Então vamos trabalhar esses temas. Com um foco cristão, podemos contribuir com a conscientização e preservação da vida. Podemos, através do rádio, ser a voz dos anseios da comunidade, numa dimensão transformadora e profética. As pessoas precisam ter boa saúde? Vamos trabalhar com os temas saúde, esporte, afinal esporte é saúde. Segundo o bem-aventurado padre Tiago Alberione ‘Não é preciso falar de Deus o dia inteiro, mas falar de modo cristão de todas as coisas’”, concluiu Jorge.

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais